PUBLICIDADE

Brasil vai superar EUA como maior exportador global de soja

9 nov 2011 - 15h44
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

O Brasil superará na temporada 2011/12 os Estados Unidos como maior exportador de soja do mundo, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Segundo o departamento do governo americano, o Brasil exportará na temporada 38 milhões de t, contra 36,06 milhões de toneladas dos EUA, que historicamente tem sido o principal exportador mundial.

Até o mês passado, o USDA projetava exportações do Brasil na temporada de 36,5 milhões de t, contra 37,42 milhões dos EUA. Mas nesta quarta-feira o órgão elevou a estimativa de safra de soja do Brasil para 75 milhões de t, enquanto reduziu a previsão para os EUA, afetado por problemas climáticos.

"Isso ocorre porque eles tiveram problemas, a produção de soja deles (EUA) está comprometida em relação à estimativa inicial", explicou a gerente de Agroenergia da consultoria Informa Economics FNP, Jacqueline Bierhals. Os Estados Unidos são os maiores produtores de soja do mundo, com safra estimada em 11/12 em 82,9 milhões de t, contra 90,6 milhões de t na temporada anterior, segundo o USDA.

"Para não afetar o consumo interno (dos EUA), o abastecimento para a indústria de rações, eles cortam as exportações", acrescentou Jacqueline. Na safra passada, o Brasil exportou 29,9 milhões de t, segundo o USDA, enquanto os americanos exportaram 40,8 milhões de t de soja.

A previsão do USDA para as exportações do Brasil pode ser mudada, uma vez que o País está ainda em fase de plantio da safra 11/12 e os EUA estão na etapa final de colheita, ponderou o órgão do governo dos EUA, lembrando que a grande colheita estimada para o Brasil ainda dependerá de condições climáticas até o início do próximo ano.

"Entretanto, grandes ofertas da América do Sul e precificação favorável para a Ásia e outros mercados elevaram o Brasil para um patamar mais alto em relação aos EUA este ano", informou o USDA.

Outro fator que colabora para o Brasil avançar nas exportações globais de soja é o câmbio, lembrou a analista, considerando que o dólar tem se fortalecido no mundo, deixando a soja americana menos competitiva. "Com a valorização do dólar, a nossa soja acaba ficando mais competitiva, vem pegar aqui mesmo em época de safra lá. O Brasil ganhou competitividade nesse marcado", destacou Jacqueline.

O Brasil superou os Estados Unidos como maior exportador de soja do mundo somente uma vez, na temporada 2005/06, e mesmo assim por pouco, numa temporada em que as exportações dos EUA foram em torno de 25,5 milhões de t, enquanto os brasileiros exportaram cerca de 26 milhões de t, segundo o USDA.

Brasil no futuro

Mesmo que o Brasil não venha a colher uma safra em patamares recordes em 11/12, ou que os EUA voltem a ter uma grande produção em 2012/13, o que permitira a retomada do posto de maior exportador, as previsões são de que em algum momento em um futuro próximo os brasileiros consolidarão sua posição de dominância no ranking global da soja.

"Não imagino que os EUA terão potencial para acompanhar o crescimento do Brasil. O Brasil tem 70 milhões de hectares de novas áreas com alto potencial de plantio de soja", disse o diretor-presidente da SLC Agrícola, Arlindo de Azevedo Moura.

Segundo o principal executivo de uma das maiores produtoras brasileiras de grãos e oleaginosas, com plantio de 117 mil hectares de soja em 2011/12, os EUA até "poderão voltar a superar o Brasil, por um ano ou dois, mas em seis anos, sete anos", o país superará os americanos. "E não vai ter nenhum país do mundo próximo para pegar o lugar do Brasil."

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, disse que essa é uma situação "esperada não só pelos brasileiros, como pelos demais players, tanto os americanos, comos os principais importadores".

"Tanto assim que tem havido interesse chinês em fazer investimentos. E há uma expectativa de novos anúncios para o ano que vem, já antevendo a hipótese de o Brasil se consolidar como o maior fornecedor de soja."

Porto ressaltou que o crescimento na produção brasileira tem se baseado também em ganhos de produtividade, especialmente após a introdução das variedades transgênicas, e que o aumento da safra do país no futuro será em áreas de pastagens degradadas, sem a necessidade de desmatar o biôma amazônico.

Brasil superou EUA somente uma vez, na temporada 2005/06
Brasil superou EUA somente uma vez, na temporada 2005/06
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade