PUBLICIDADE

China: produção de açúcar cesce, mas fica abaixo do consumo

1 nov 2011 - 11h41
Compartilhar

A produção de açúcar da China em 2011/12 (outubro/setembro) deverá somar cerca de 12 milhões de t, 15% acima das 10,45 milhões de t da temporada passada, disse uma autoridade sênior da indústria nesta terça-feira.

Enquanto isso, o consumo de açúcar da China em 2011/12 é esperado para atingir 14 milhões de t, mostrando um déficit de 2 milhões de t, segundo Liu Handle, presidente da Associação de Açúcar de Guangdong, em conferência realizada em Haikou.

A produção de açúcar da China tem caído nos últimos três anos de moagem, estimulando mais importações do mercado global. O Brasil, maior exportador mundial, deverá se aproveitar da crescente demanda chinesa, segundo analistas.

Liu sugeriu que o governo expandisse suas reservas de açúcar para, pelo menos, 3,6 milhões de t. O governo não divulga suas reservas de açúcar. Nong Guang, chairman da Associação de Açúcar Guangxi, também sugeriu que o governo importe mais açúcar quando os preços globais estão baixos.

A China importou 1,67 milhão de t de açúcar nos primeiros nove meses deste ano, 22% acima do registrado no ano passado. A escassez de oferta será uma tendência a longo prazo para a China, à medida que o consumo anual do país é esperado para crescer em uma média de 5,2% até 2015, enquanto a produção local tem que crescer, pelo menos, 1,6 milhão de t anualmente nos próximos quatro anos para atender a demanda, disse Deng Yi, chairman da Associação de Açúcar de Yunnan, durante a conferência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade