PUBLICIDADE

Brasil é o país que mais consome moda praia no mundo

1 fev 2012 - 07h27
Compartilhar

O verão - estação mais desejada e aguardada do ano -, além de fazer o maior sucesso entre os brasileiros, é a principal inspiração do setor de moda praia do País, que, atualmente, tem se tornado referência no mercado internacional e um dos principais braços da economia nacional.

Brasil é o país que mais consome moda praia no mundo, movendo cerca de US$ 1,5 bilhão anualmente
Brasil é o país que mais consome moda praia no mundo, movendo cerca de US$ 1,5 bilhão anualmente
Foto: Shutterstock / Terra


Apesar de parecer novidade para muita gente, o

beachwear made in

Brasil vem evoluindo nos últimos anos, devido principalmente ao mercado interno. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), os brasileiros são os que mais consomem moda praia no mundo, movendo cerca de US$ 1,5 bilhão anualmente - um número significativo quando considerado o contexto do mercado internacional de moda praia que movimenta cerca de U$ 12 bilhões por ano, segundo levantamento do

Global Market Review of Swimwear and Beachwear

.



"O alto consumo da população brasileira aos itens de moda praia se dá pelo fato de nós termos uma extensa área de litoral e um clima quente que permite um fluxo constante de produtos do setor ao longo de todo o ano", explica Emerson Otsuka, professor e coordenador do curso de Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Além disso, o mercado brasileiro de moda praia avançou em tecnologia e em modelagem, tornando o nosso biquíni reconhecido em todo o mundo, seja pelo seu estilo mais ousado, qualidade ou até mesmo pela sua criatividade.



E os números do setor não param por aí. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a produção de vestuário brasileiro cresceu 7,17%, e o mercado varejista, 10%. O mercado da moda no Brasil emprega 1,7 milhões de pessoas e movimenta R$ 50 bilhões.



SPFW e Fashion Rio

A boa atuação do País no segmento de moda praia pode ser percebida nos eventos promovidos pelo setor, como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio, que há muito tempo deixaram de ser meros desfiles e entraram no calendário da moda de todo o mundo, mostrando a força e o respeito do mercado internacional à produção fashion brasileira. "Hoje em dia, esses eventos são esperados não só pelo público consumidor, mas também por estilistas, lojistas e por todas as pessoas que integram nacional e internacionalmente essa indústria", analisa Otsuka.



Mercado internacional

De acordo com dados da ABIT, o Brasil exportou em torno de um milhão de peças de moda praia em 2010, principalmente para os EUA, Portugal e Japão - nossos principais consumidores. Fortemente impactada pela sazonalidade, a vantagem é que quando as vendas para o mercado interno terminam, é hora de buscar compradores no outro hemisfério e exportar as peças produzidas. Mas ainda há muito que crescer. "Apesar de a moda brasileira despontar no mercado internacional, o setor tem potencial para exportar muito mais, principalmente se levarmos em conta a quantidade de peças produzida", finaliza o professor.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade