PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Projeto sobre política nacional para autista é aprovado

17 set 2012 - 21h37
(atualizado em 20/9/2012 às 11h51)
Compartilhar

Foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei (PL) que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O texto equipara os autistas, para todos os efeitos legais, às pessoas com deficiência, permitindo acesso a tratamento especializado na rede pública e direito a reserva de vagas em empresas com mais de cem pessoas.

O projeto prevê ainda a inclusão dos estudantes autistas nas classes comuns de ensino regular e o atendimento educacional especializado gratuito quando não for possível a inserção em classes comuns. O texto segue para o Senado, onde as duas emendas devem ser analisadas, mas a aprovação da lei na Câmara já representa um avanço para as pessoas com transtorno do espectro autista e também para as famílias dessas pessoas.

A diretora da Associação em Defesa dos Autistas do Rio de Janeiro (Adefa), Berenice Piana, que foi uma das pessoas que trabalhou na construção do texto do PL ainda no Senado, afirma que muitas mães se suicidam por não terem apoio da família e do Poder Público para cuidar de seus filhos com esse transtorno.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade