PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Universidade do Maranhão aprova cotas para deficientes

5 set 2012 - 20h08
(atualizado em 12/9/2012 às 10h58)
Compartilhar

Os cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) terão 5% das vagas reservadas a pessoas com deficiência a partir de 2013, conforme proposta do Ministério Público do Maranhão. A princípio, os cursos de administração, ciências sociais e direito de São Luís terão as vagas reservadas. De acordo com informação do Ministério Público, os demais cursos terão reserva de cotas em 2012 porque ainda precisam de adaptação arquitetônica e de equipamentos nas salas de aula.

Em setembro de 2011, a adoção do sistema de cotas para deficiência foi deferida no Conselho Universitário da Uema. Desde então, foi feito levantamento das necessidades de adaptação.

"É uma vitória histórica. O Ministério Público vai acompanhar, atentamente, para garantir a adaptação da universidade a fim de garantir não apenas o ingresso mas, também, o acesso integral a todos os recursos para os estudantes com deficiência concluírem seus estudos", informou o promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Com base no relatório da Coordenação de Obras, Engenharia e Arquitetura do MPMA, serão propostas medidas para assegurar a acessibilidade aos alunos cotistas. Todos os equipamentos e recursos pedagógicos também devem ser adaptados.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade