PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Até 2014, Pronatec oferecerá 150 mil vagas a deficientes

21 ago 2012 - 19h27
(atualizado em 23/8/2012 às 15h36)
Compartilhar

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, oferecerá a pessoas com deficiência 150 mil vagas para cursos gratuitos até 2014, conforme informação do Ministério do Trabalho e Emprego. Apenas este ano serão 20 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada da Bolsa-Formação Trabalhador.

Por meio do site do Pronatec as pessoas com deficiência poderão se inscrever nos cursos, parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viver Sem Limites, que envolve diversos ministérios para promover a inclusão, autonomia e direitos das pessoas com deficiência.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o eixo de educação do Viver sem Limites já possibilitou a destinação de R$ 89,5 milhões para compra de 678 ônibus acessíveis, que serão entregues a 519 municípios entre novembro de 2012 e março de 2013. A meta para 2012 era adquirir 609 veículos.

"Quando a pessoa com deficiência se cadastra para uma dessas vagas, é feita uma análise para identificar quais equipamentos se adequam às especificidades de cada um", explicou a diretora de políticas educacionais especiais do MEC, Martinha Clarete.

Ainda no que tange à educação acessível, o plano licitou 13,5 mil novas salas de recursos multifuncionais, e está finalizando a ata de preços para aquisição de 15 mil conjuntos de atualização para as salas já existentes.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade