PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Avape: games apoiam reabilitação de pessoas com deficiência

2 ago 2012 - 18h43
(atualizado em 9/8/2012 às 15h17)
Compartilhar

O uso de jogos eletrônicos está sendo usado para ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência e para apoiar a reinserção no mercado de trabalho. A ideia é aliar lazer aos procedimentos terapêuticos para um resultado mais rápido e é um projeto da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

"Assim como outros elementos lúdicos, o videogame oferece um resultado muito mais efetivo na reabilitação, pois enquanto se diverte, o usuário não impõe nenhum tipo de resistência para aquela habilidade que está sendo trabalhada", explica Simone Senna, gerente Centro de Convivência da Avape no Riacho Grande, unidade localizada em São Bernardo do Campo.

As atividades acontecem uma vez por semana e durante eventos especiais. Seus benefícios estão ligados não somente na interação do grupo como também na atividade física. Os jogos proporcionam lazer, trabalho em grupo, estimulam todas as funções cognitivas, tais como: noção espaço temporal, coordenação motora global, a atenção e concentração, memória, percepção visual e auditiva, além de favorecer a competição e auxiliar na internalização de normas e regras.

O uso de jogos eletrônicos já vem sendo testado com sucesso em processos de reabilitação e socialização voltados a pessoas com deficiência intelectual, explica Simone.

O uso de jogos eletrônicos já vem sendo testado com sucesso em processos de reabilitação
O uso de jogos eletrônicos já vem sendo testado com sucesso em processos de reabilitação
Foto: Getty Images
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade