PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

vc repórter: evento em SP celebra 21 anos da "Lei de Cotas"

26 jul 2012 - 21h03
Compartilhar

Com estandes, apresentações artísticas e "Carta Aberta à População", o Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, foi o local escolhido para celebrar os vinte e um anos da criação da Lei de Cotas (Lei 8.213 de 1991). O ato público, ocorrido na terça-feira, 24, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin além de outras autoridades.

O artigo 93 da Lei de Cotas prevê que toda empresa com cem ou mais funcionários destine de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas portadoras de deficiência.

Em discurso, o governador Geraldo Alckmin declarou que a meta é aumentar a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. "Nós temos em São Paulo 126 mil pessoas com deficiência trabalhando. Mas temos um dever: esses 126 mil representam 46,7% do universo que poderia estar trabalhando", afirmou.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 306.013 pessoas com deficiência trabalhavam em 2010 em regime CLT - em 2009, esse número era de 288.593. As pessoas com deficiência física são as que mais conseguem colocação no mercado de trabalho (166.690 do total), enquanto as que possuem deficiência intelectual e deficiência múltipla são as menos incluídas - 15.606 e 3.845, respectivamente.

O internauta Wagner Guidi, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aq ui.

Ativistas durante as celebração dos vinte e um anos da Lei de Cotas, no Pátio do Colégio, em São Paulo
Ativistas durante as celebração dos vinte e um anos da Lei de Cotas, no Pátio do Colégio, em São Paulo
Foto: Wagner Guidi / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade