PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Telecentro promove inclusão digital na zona leste de SP

25 jul 2012 - 21h54
Compartilhar
Marina Pita
Direto de São Paulo

Buscar uma posição no mercado de trabalho é difícil para todos, mais ainda para as pessoas com deficiência, que enfrentam ainda muito preconceito por parte das empresas. Sem uma qualificação adequada, a inclusão profissional de pessoas com deficiência é ainda mais difícil. Para ajudar estas pessoas a superar este desafio, a Avape criou em sua unidade no bairro de Belenzinho, zona leste de São Paulo, um telecentro.

Os cursos oferecidos no local são divididos em três áreas diferentes: técnica (introdução à informática, digitação, editor de textos, planilhas, HTML, GIMP, PHP/MySql, lógica de programação e CSS estilo de formatação na web); oficinas (mercado de trabalho, telemarketing, pesquisa na rede, introdução à arte digital, comunicação e meio ambiente, técnicas de vendas, práticas de escritório, atendimento ao cliente, BLOG - diário na Internet, e-mail e redes sociais); e pedagógica (integração pedagogia e cidadania, plano de aula, atendimento ao público, organização no trabalho, elaboração e projetos, competências e lideranças, atendimento ao público e cidadania e atendimento em libras).

"Os cursos abordam desde a informática básica até assuntos mais técnicos, de acordo com o desempenho e interesse de cada participante", explica Sonia Alakaki, gerente de processos de aprendizagem. O projeto faz parte do Programa Telecentro, desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID) da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) do governo do Estado de São Paulo.

O espaço conta com 19 computadores, sendo que 75% das máquinas são usadas em atividades diárias de cursos e programas de capacitação, e os outros 25% são destinadas ao uso livre da comunidade, que pode utilizar o espaço como uma lan house, para leitura de notícias, envio de emails, pesquisas na internet, cadastro de currículos, entre outros fins.

Ao término de cada curso, os alunos recebem um certificado de conclusão. A unidade fica localizada na av. Celso Garcia, 1.600. Mais informações, no telefone (11) 2081-3847.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade