PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Curso à distância prepara professores para educar deficiente

24 jul 2012 - 20h14
(atualizado em 26/7/2012 às 14h59)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mais uma edição do curso Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar. O curso realizado na modalidade à distância vai formar 1250 professores para dar atendimento especializado a alunos com deficiência.

Um dos objetivos do curso é discutir a educação inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática do ensino. "Através do curso, o professor têm oportunidade de trazer à tona seus questionamentos acerca da Inclusão e redimensioná-los a partir das leituras e estudos oferecidos, como também discutir entre os pares, mediados pelo tutor e formador, as propostas de superação desta realidade", relata Jussara Oliveto Miralha, professora do curso.

Iniciado em julho, o curso vai até dezembro e é estruturado em quatro módulos. Com sede no Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente/SP, o curso busca oferecer estratégias pedagógicas e metodológicas para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva.

Para Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, idealizadora do projeto e pesquisadora na área da Educação Inclusiva, é muito importante que todos os educadores do Brasil sejam formados para melhorar o acesso e, consequentemente, o aprendizado dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).

"A Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (DPEE/SECADI/MEC) possui grandes programas e ações. Além de já ter distribuído mais de 24 mil salas de recursos multifuncionais, em parceria com as universidades públicas, ofereceu aproximadamente 50 mil vagas para que os professores de todo país pudessem atuar nestas salas. Muitos de nossos professores cursistas relatam sobre as perspectivas que estes cursos oportunizam para que eles façam um trabalho de qualidade com os seus estudantes", finaliza.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade