PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Curso forma deficientes visuais para indústria de perfumaria

25 abr 2011 - 10h31
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Marina Pita
Direto de São Paulo

Transformar a deficiência em diferencial no mercado, essa é a proposta da Semana do Olfato, organizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. O evento antecederá o curso Avaliação Olfativa destinado a pessoas cegas ou com baixa visão com objetivo de estimular a profissionalização nessa área. O jovem com deficiência visual que está em busca de uma oportunidade de emprego terá a chance de entrar no mercado de trabalho por meio de uma nova e promissora carreira na área de perfumaria, onde o olfato e não é visão é essencial.

"Esse segmento vem crescendo no Brasil e é um mercado promissor para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Acreditamos que abrir oportunidade para pessoas com deficiência visual capacitadas nessa área é ampliar a oferta de recursos humanos que muitas vezes permanece restrita a algumas ocupações e postos de trabalho como por exemplo, rotinas administrativas, atendentes de telemarketing", afirma o coordenador de projetos especiais da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Edson Defendi.

A indústria brasileira de cosméticos e perfumaria ocupa o segundo posto no ranking mundial de acordo com dados do Euromonitor. A capacitação é direcionada a jovens que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, com interesse na área. Pioneiro no Brasil, o curso é uma iniciativa da empresária Tânia Bulhões, formada no Centro de Excelência em Perfumaria de Grasse, na França. Com grande experiência na área, ela criou linhas de perfume que são sucesso no mercado brasileiro.

O curso além de promover a formação sobre a avaliação de fragrâncias, traz muitos conteúdos interessantes sobre a história da perfumaria, vocabulários e linguagem específica sobre esse universo, lembra Defendi. "Vale também ressaltar que além das atividades téorico-práticas, os alunos participarão de oficinas que tratam de temas sobre o mundo do trabalho, que tem como objetivo discutir pontos como postura no ambiente de trabalho, preconceito e relacionamento com a equipe dentre outros", diz ele.

A capacitação na área de perfumaria faz parte do cumprimento da pena alternativa de prestação de serviços a comunidade a que a empresária foi condenada pela 6ª. Vara da Justiça Federal de São Paulo por crimes de falsidade ideológica, descaminho, formação de quadrilha e crimes contra o sistema financeiro nacional.

Serviço:

Semana do Olfato do Curso de Educação Olfativa para Deficientes Visuais

Palestras gratuitas

Data: 25 a 29 de abril

Horário: Segunda, Quarta e Sexta às 14h

Terça e quinta às 10hLocal: Auditório da Fundação Dorina Nowill

Rua Doutor Diogo de Faria, nº 558, Vila Clementino - São Paulo (próximo ao Metrô Santa Cruz)

Inscrições: empregabilidade@fundacaodorina.org.br

Telefone: (11) 5087-0959

Edson Defendi vê Brasil como mercado promissor para decicientes
Edson Defendi vê Brasil como mercado promissor para decicientes
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade