PUBLICIDADE

Brasil e EUA lançam site sobre como crescer com sustentabilidade

Brasil e EUA lançam site sobre como crescer com sustentabilidade

20 jun 2012 - 16h22
Compartilhar
Sabrina Bevilacqua
Direto do Rio de Janeiro

Site lançado nesta quarta-feira, no Parque dos Atletas, reúne informações sobre como implementar projetos para o desenvolvimento urbano sustentável. A plataforma, chamada Joint Initiative on Urban Sustainability (JIUS), é resultado de uma parceria entre Brasil e Estados Unidos e tem o objetivo de ajudar comunidades do mundo todo a crescer de maneira socialmente inclusiva.

Apesar da chuva, moradores da Vila Autódromo e representantes de várias entidades se reuniram pela primeira vez nas proximidades do Riocentro
Apesar da chuva, moradores da Vila Autódromo e representantes de várias entidades se reuniram pela primeira vez nas proximidades do Riocentro
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde estão ocorrendo os eventos da Rio+20

"O JIUS Ajuda a catalisar investimentos para a sustentabilidade", disse a ministra do Meio Ambiente dos Estados Unidos, Lisa P. Jackson. O site funciona como se fosse uma coleção de receitas que mostram os ingredientes necessários para implementar projetos que visem a inclusão social e a sustentabilidade urbana.

Estão disponíveis cerca de 80 projetos do Rio de Janeiro e Filadélfia, com informações que vão de políticas a meios de financiamento. A intenção é que outras cidades possam entender projetos bem sucedidos na área de sustentabilidade urbana e adaptar às suas próprias realidades na área de sustentabilidade urbana. Uma nova parceria firmada ontem, no Rio, com membros do C40, vai ampliar ainda mais a lista de projetos, adicionando pouco a pouco informações sobre as 40 cidades que fazem parte do grupo.

"É uma plataforma que ajuda os países a identificar e ultrapassar as barreiras do desenvolvimento sustentável", afirmou Lisa. Ela considera a troca de experiências entre países fundamental para que a infraestrutura e tecnologia das cidades acompanhe o crescimento urbano e populacional. A plataforma pode ser acessada pelo site www.epa.gorv/jius.

Sobre a Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De hoje até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade