PUBLICIDADE

Ex-presidente Lula cancela participação em evento da Rio+20

14 jun 2012 - 11h18
(atualizado às 14h13)
Compartilhar

A internação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (13), para reavaliar as condições da laringe e retirar um cateter fez com que sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, prevista para o próximo sábado (16), fosse adiada. O ex-presidente iria abrir a programação oficial da Arena Socioambiental com participação no painel sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. A assessoria do ex-presidente confirmou a participação no final da conferência, que segue até 22 de junho.

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde está ocorrendo a Rio+20

Lula irá participar da Rio+20 na próxima quarta-feira (20), segundo o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. "O médico recomendou um pouco de repouso e ele não vai à Rio+20 no sábado, como iria. Foi adiado para a próxima semana, para quarta. Não tenho falado com ele o ex-presidente Lula nos últimos dias, mas ele está bem", disse Gilberto Carvalho.

Lula foi internado no começo da noite desta quarta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada do cateter utilizado para medicação e também fará uma reavaliação do estado de sua laringe. O procedimento já estava pré-agendado, de acordo com o Instituto Lula.

Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Com informações da Agência Brasil

Centenas de indígenas procedentes de três continentes se reuniram nesta quarta-feira no Rio de Janeiro para acender o "fogo sagrado", dando início aos dez dias de atividades paralelas à Rio+20
Centenas de indígenas procedentes de três continentes se reuniram nesta quarta-feira no Rio de Janeiro para acender o "fogo sagrado", dando início aos dez dias de atividades paralelas à Rio+20
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade