PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Rio+20: aberto ao público, espaço Humanidade passa por reparos

12 jun 2012 - 13h38
Compartilhar

Angela Chagas
Direto do Rio de Janeiro

Organizadores garantem que ajustes não prejudicam andamento do evento
Organizadores garantem que ajustes não prejudicam andamento do evento
Foto: Angela Chagas / Terra

Depois de ser adiada em um dia, a abertura ao público do circuito expositivo Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20, ocorreu na manhã desta terça-feira ainda com operários trabalhando para finalizar a estrutura. Segundo o gerente de logística da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Carlos Martinelli, a chuva dos últimos dias prejudicou a conclusão das obras no espaço, instalado no Forte de Copacabana. No entanto, segundo ele, nada compromete a participação do público nas palestras e exposições.

"Estamos arrumando algumas coisas na montagem das estruturas, mas são ajustes que não prejudicam o evento", afirmou.

Nesta manhã, um grupo de operários fazia a colocação de pássaros na parte superior da estrutura, que fazem parte da decoração. Outro grupo instalava canos de água. Segundo Martinelli, pelo menos 1,2 mil pessoas trabalham no evento.

Humanidade 2012

Promovido pela Firjan e pela Fiesp com a participação da Fundação Roberto Marinho, o Humanidade ocupa um "edifício andaime" montado no Forte de Copacabana. O projeto cenográfico é de responsabilidade de Bia Lessa e foi idealizado seguindo o conceito de sustentabilidade. Os materiais utilizados, desde andaimes, tapumes, e até o lixo, devem ser reaproveitados depois do evento.

O objetivo do espaço é apresentar informações sobre sustentabilidade de forma lúdica e interativa. Entre os temas abordados estão a biodiversidade brasileira e os impactos das atividades humanas sobre a natureza. O Humanidade estará aberto ao público até o dia 22 de junho. A entrada é gratuita.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trarão as delegações de 10 deles.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade