PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

A convite de Dilma, Putin e Hollande confirmam presença na Rio+20

9 mai 2012 - 16h27
(atualizado em 11/5/2012 às 17h20)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff conseguiu nesta quarta-feira a confirmação da presença de dois presidentes de peso na reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20): Vladimir Putin (Rússia) e François Hollande (França) - o francês ainda é presidente-eleito, mas já terá o comando do Palácio do Eliseu até a data da cúpula. O evento corre o risco de não ter resultados significativos por causa do esvaziamento.

Na data do evento, o recém-eleito presidente da França, François Hollande, já estará no comando
Na data do evento, o recém-eleito presidente da França, François Hollande, já estará no comando
Foto: Reuters

O presidente americano Barack Obama praticamente descartou uma vinda para a cúpula. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê britânico, David Cameron, também já disseram que não virão. Ontem, deputados do parlamento europeu também disseram que não participarão da cúpula por causa dos preços da hospedagem no Rio de Janeiro.

Dilma conversou com Putin e Hollande por telefone e as conversas duraram cerca de 15 minutos, cada uma. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, a presidente manteve a conversa protocolar focada na pauta ambiental e evitou outros assuntos.

No telefonema ao presidente eleito da França, François Hollande, Dilma naturalmente o cumprimentou por sua vitória nas urnas no último domingo. Eles se prontificaram também, en passant, a se articular antes da reunião das 20 maiores economias do mundo, o G20, que acontece em Los Cabos (México) em junho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade