PUBLICIDADE

Eletroeletrônicos terão sistema de logística reversa

18 jan 2013 - 12h42
Compartilhar

Empresas do setor de eletroeletrônicos terão em breve a possibilidade de fazer a logística reversa de seus produtos. A implantação de um sistema que recolhe os aparelhos já descartados pelos consumidores e os devolve para os fabricantes foi aprovada. O Comitê Orientador para a Implantação de Sistemas de Logística Reversa (Cori) comprovou a viabilidade técnica e econômica do projeto. A medida vai servir não só para produtos do gênero, como também para seus componentes.

Antes de ser publicado o edital, que vai receber propostas das empresas para um acordo setorial de implantação do sistema, ainda tem de ser avaliado juridicamente. O documento vai estabelecer critérios mínimos para assinatura do acordo envolvendo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o setor empresarial.

Além disso, o edital também vai estabelecer prazo para as organizações representativas da cadeia produtiva de eletroeletrônicos definirem detalhes para a operação do sistema, como a localização e a quantidade dos pontos de coleta e quem será responsável por recolher o que foi arrecadado.

"É preciso definir as responsabilidades dos fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores desses produtos", explica o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério, Pedro Wilson Guimarães.

Este deve ser o segundo acordo do gênero no País. O primeiro foi assinado em dezembro passado pela indústria de embalagens plásticas de óleos lubrificantes. O Cori está analisando ainda propostas de outros setores, como da indústria de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade