PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estudo aponta aceleração na perda de mantos de gelo da Terra

30 nov 2012 - 09h05
Compartilhar

O derretimento das geleiras da Antártica e da Groenlândia responde por um quinto da elevação do nível dos oceanos nos últimos 20 anos. As duas regiões do planeta perderam 344 bilhões de toneladas de gelo glacial por ano, em um ritmo três vezes maior do que o observado em 1990, revela uma revisão de mais de 30 estudos realizados desde 1989.

O trabalho realizado por mais de 47 cientistas de 26 laboratórios está sendo publicado nesta edição da revista Science. De acordo com os cientistas, a água proveniente do degelo glacial está contribuindo para uma elevação anual de 0,95 milímetro dos oceanos.

Desde 1992, segundo o estudo, o derretimento do gelo levou a uma elevação anual do nível do mar de 0,59 milímetro do nível do mar na também média anual de cerca de 3 milímetros nos últimos 20 anos. O restante ocorre por causa da expansão da água provocada pelo aumento da temperatura do oceanos.

"Nossas estimativas são as mais confiáveis até agora e dão a mais clara evidência desse derretimento. Elas põem fim a 20 anos de incertezas sobre as mudanças nas massas de gelo da Antática e Groenlânida¿, afirma um dos líderes do estudo Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds.

O trabalho vai na mesma linha de outro estudo, que acaba de ser divulgado na Conferência do Clima, em Doha, indicando que o derretimento da chamada permafrost, capa de gelo permanente que cobre cerca de um quarto do Hemisfério Norte, vai agravar ainda mais o aquecimento global.

"O potencial impacto disso no clima foi negligenciado por muiro tempo", ressalta o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente Achim Steiner.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade