PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tartarugas: cientistas avaliam em Abrolhos risco de tumores

5 nov 2012 - 09h38
(atualizado às 10h00)
Compartilhar

Especialistas avaliam no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia, a incidência de fibropapilomatose em tartaruga marinha verde (Chelonia mydas).

A fibropapilomatose é uma doença caracterizada pela formação de tumores de pele nas tartarugas associada à ação de um vírus. O problema está relacionado a ambientes costeiros com forte presença de poluição.

O trabalho está sendo realizado por grupo do Instituto de Ensino, Pesquisa e Preservação Ambiental Marcos Daniel, de Vitória. Durante o trabalho, foram colhidas amostras de sangue de 30 animais para dosagens toxicológicas. O estudo também será realizado no litoral de Vitória e no Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte.

O responsável pela pesquisa, Marcelo Renan de Deus Santos, considera "preocupante" constatar a presença de fibropapilomatose em Abrolhos, pois essa doença surge justamente em locais poluídos com desequilíbrios ambientais. "Em Abrolhos, a proximidade da costa é um fator que deve ser considerado no estudo da epidemiologia da fibropapilomatose", explica.

A tartaruga-verde é uma espécie marinha brasileira ameaçada de extinção. O ICMBio desenvolve ações de monitoramento e pesquisa das espécies sob risco por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas, o Tamar.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade