PUBLICIDADE

Pesquisa põe em xeque vínculo entre produto orgânico e saúde

4 set 2012 - 09h51
Compartilhar

Pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos coloca em xeque a ideia de que os alimentos orgânicos são melhores. Ao concluir estudo baseado em 237 levantamentos, pesquisadores indicam que a comida orgânica não traz benefícios diferentes daqueles observados na convencional.

O trabalho, que descarta o vínculo entre saúde e produtos orgânicos, levou em conta estudos que continham testes clínicos e outros sobre níveis de contaminação de frutas e vegetais cultivados de forma orgânica e convencional. O trabalho foi publicado plea revista Annals of Internal Medicine.

A pesquisadora da Divisão de Clínica Médica de Stanford, Crystal Smith-Spangler, diz concluir que os orgânicos não são sempre mais saudáveis e nutritivos, casando surpresa aos cientistas. Crystal afirma que a pesquisa não é contra os orgânicos. Para ela, essa opção ainda é a melhor, não por ser a mais saudável, mas, por entre outros argumentos, ser melhor para o meio ambiente.

Os testes clínicos e de contaminação de vegetais e frutas cultivados nas formas orgânica e convencional indicaram que, nas duas formas, o resultado vitamínico e de nutrientes foi igual para ambos - em apenas um dos testes o produto apresentou mais fósforo entre os orgânicos. Vantagem considerada irrelevante, pois poucas pessoas têm carência desse elemento.

No teste com leite, nova semelhança. Para os pesquisadores, porém, os orgânicos podem apresentar níveis mais elevados de ômega 3, uma gordura importante para o corpo humano. A Associação Brasileira de Orgânicos por meio do seu vice-presidente, Lutero Couto, pondera que existem "inúmeros estudos que tentam desqualificar nossos produtos, financiados por fabricantes de agrotóxicos, medicamentos, produtos veterinários".

Nos Estados Unidos, o mercado de alimentos livres de aditivos químicos movimenta US$ 24,4 bilhões por ano. Em 2010, os orgânicos movimentaram no Brasil US$ 600 milhões.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade