PUBLICIDADE

Declaração de Istambul pede ações contra desigualdade social

27 mar 2012 - 10h21
Compartilhar

Documento assinado por especialistas em desenvolvimento, ativistas da sociedade, representantes de governos e de empresas reunidos em Istambul, na Turquia, pede aos países que estarão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a adoção de medidas para enfrentar a deterioração ambiental e a desigualdade social.


A Declaração de Istambul leva a assinatura de 200 dirigentes que participaram do Fórum Global de Desenvolvimento Humano, organizado pelo governo turco com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


"Estamos unidos na nossa convicção sobre a necessidade de uma nova visão que compreenda as três dimensões do desenvolvimento sustentável - social, econômico e ambiental - que coloque as pessoas no centro do desenvolvimento", diz a declaração.


O documento define quatro pontos de "crítica importância": a adoção de uma visão global que envolva crescimento equitativo com sustentabilidade ambiental; mais verbas para financiar soluções inovadoras para os desafios atuais; empoderamento das mulheres; e boa governança no desenvolvimento sustentável.


"Desenvolvimento sustentável é um conceito que reconhece que nossos objetivos econômicos, sociais e ambientais não são metas que competem entre si, mas sim objetivos interconectados que são mais efetivamente buscados juntos de uma forma holística", afirma o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade