PUBLICIDADE

Chevron e Transocean são denunciadas por vazamento de óleo

22 mar 2012 - 09h27
Compartilhar

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira apresentou denúncia contra a Chevron e a Transocean na 1ª Vara Federal do município de Campos. O processo atinge as empresas e 17 funcionários envolvidos no processo de extração de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, em novembro do ano passado, que resultou no vazamento do equivalente a 2.400 barris de petróleo.

O presidente da petroleira no Brasil, Georg Buck, está entre os denunciados. O procurador pediu o sequestro dos bens dos acusados. Para a Chevron, a denúncia é "ultrajante".

Relatório do grupo de acompanhamento do segundo vazamento de óleo em área explorada pela Chevron, no Campo de Frade, no litoral do Rio, aponta redução na intensidade do óleo que escapa de uma fissura de 800 metros de extensão.


A nota distribuída pelo grupo formado por representantes da Marinha, Agência Nacional do Petróleo e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que "nos últimos sobrevoos foram avistadas pequenas bolhas descontínuas, confirmando a tendência de redução da mancha de óleo que se observou inicialmente".

Os cinco pontos de vazamentos identificados na fissura no solo marinho, segundo a nota, estão concentrados em uma área de apenas 10 metros quadrados.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade