PUBLICIDADE

Projeto investe na leitura para transformar País

16 mar 2012 - 16h44
(atualizado em 19/3/2012 às 13h52)
Compartilhar
Sabrina Bevilacqua
Direto de São Paulo

O Projeto Livros para Todos, vai dobrar o número de obras doadas para ONGs, bibliotecas municipais e comunitárias do Estado de São Paulo. Neste ano, serão 30 caixas com 101 títulos de grandes autores brasileiros. O projeto é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas e tem o objetivo de fortalecer o hábito da leitura e estimular a criação e ampliação de bibliotecas no País.

As caixas serão distribuídas para municípios do Estado de São Paulo com menos de 10 mil habitantes e algumas bibliotecas comunitárias da capital. O projeto, que está no seu segundo ano, quer chegar a partir de agora a outros estados. Pequenas cidades de Pernambuco e Recife já serão contempladas.

Durante o encontro de lançamento da edição de 2012 do projeto, o escritor Ignácio de Loyola Brandão destacou a importância de investir na leitura como ferramenta para a educação e desenvolvimento social. "Iniciativas como essa podem mudar a cara do País. Não em um ano, mas com o tempo", diz o novo padrinho do projeto. Ele afirma que o exercício de ler e escrever abre a cabeça das pessoas oferecendo novas possibilidades.

Loyola critica a falta de investimento do governo na área. "Muitas cidades brasileiras não têm bibliotecas públicas". Segundo ele, onde há, a maior parte delas é precária, tanto em termos de mão de obra especializada, quanto em termos da qualidade dos títulos oferecidos à população. Sem verba, elas acabam sendo mantidas por doações de famílias, com o que sobrou da faxina em casa. "Por que não multiplicar as bibliotecas? Por que não gastar dinheiro em livros?", diz.

A gestora de projetos socioambientais da Fundação Carlos Chagas, Mariana Reimberg, lembra da necessidade de incentivar a leitura e a escrita por meio de ações de sensibilização, não apenas por doações. Por isso, o projeto atua em comunidades carentes, como Heliópolis, em São Paulo, realizando oficinas de leitura e escrita, encontros com autores, cine debates e "cantação de estórias". As atividades são abertas para jovens, crianças e adultos. Mariana diz que o hábito da leitura se aprende na escola e em casa. Por isso a importância de envolver toda a família.

O calendário com as atividades do projeto, pode ser encontrado na nova página do Livros Para Todos: www.livrosparatodos.org.br

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade