PUBLICIDADE

USP terá supercomputador para pesquisas em astronomia

16 mar 2012 - 11h42
Compartilhar

Pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, começam a usar neste mês um supercomputador que está entre os cinco mais rápidos existentes no País. A nova máquina tem capacidade para realizar 20 trilhões de cálculos por segundo.

O equipamento, adquirido pela USP com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é cerca de 100 vezes mais rápido que o computador mais potente da universidade. Um procedimento que levava uma hora e meia para ser realizado vai levar agora 1 minuto e 57 segundos, utilizando metade da capacidade do processador. A professora de Astronomia da USP, Elisabete Dal Pino, ressalta que "o computador coloca a escola entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance."

O supercomputador custou mais de R$ 1 milhão e terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à astrofísica. Segundo Elisabete, ele permite a criação virtual de modelos de galáxias, colisões entre galáxias, colisões entre estrelas, além da morte ou nascimento de uma estrela. "É possível comparar esses modelos com os que você consegue obter a partir de observações por telescópios", afirma.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade