PUBLICIDADE

Índios ameaçam denunciar o Brasil na ONU

5 mar 2012 - 11h12
Compartilhar

Índios ameaçam denunciar o Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) por violações de direitos dos povos indígenas. Lideranças da etnia guarani-kaiowá, de Mato Grosso do Sul, dão prazo de 90 dias para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresente resultado de estudos antropológicos que vão definir áreas que podem ser homologadas no Estado.


A medida é um dos pontos discutidos na assembleia indígena, em Tacuru, município a 450 quilômetros de Campo Grande, que reuniu aproximadamente 300 lideranças, que representam cerca de 45 mil índios das etnias guarani-kaiowá e nhandéwa, do Mato Grosso do Sul.


Para o vereador Otoniel Ricardo Guarani, uma das principais lideranças dos guarani-kaiowá, está havendo descaso das autoridades brasileiras em relação aos problemas indígenas. "Vamos colocar o prazo de 90 dias para divulgar o relatório final e, se não resolver, vamos pressionar o governo federal e denunciar internacionalmente na Justiça, na OEA. Estamos pressionando para ouvir e conversar, para saber a proposta das autoridades", diz Otoniel.


"Já estamos cansados, temos muitas lideranças mortas, muitos feridos, a comunidade passa discriminação, isso o mundo sabe. Vários documentos foram enviados ao governo e o problema não foi resolvido. Queremos resolver esse ponto", acrescentou.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade