PUBLICIDADE

Pesquisa: 76% das crianças desaparecidas fugiram de casa

10 fev 2012 - 10h22
Compartilhar

Levantamento do Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (Icmec) indica que três em cada quatro crianças desaparecidas no mundo (76% do total) fugiram de casa. Desse total, 80% já haviam fugido antes. De acordo com a pesquisa, apenas 9% dos casos de desaparecimento estão ligados a pessoas que a criança não conhece.

Para enfrentar esse problema, a diretora de Políticas Públicas para a América Latina e o Caribe do centro, Kátia Dantas, diz que os pais precisam participar e demonstrar interesse pela vida dos filhos. "Pais cientes de que são os amigos do seu filho, que conversam sobre como se proteger de possíveis abordagens e riscos, têm menores chances de ter um filho desaparecido", explica.

Kátia afirma que é preciso intensificar as campanhas para que os desaparecimentos sejam informados com rapidez ao poder público. "Pais, tutores e guardiões legais devem ser encorajados a reportar uma criança como desaparecida o mais rápido possível, sem presumir que a criança voltará para casa por contra própria."

Atualmente, não existe uma estratégia internacional para lidar com casos de desaparecimento infantil. Para Kátia, as famílias brasileiras enfrentem resistência das autoridades quando precisam registrar uma ocorrência desse tipo, pois muitas delegacias de polícia só abrem um boletim de ocorrência após 72 horas de ausência da criança.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade