PUBLICIDADE

Empresas investem em áreas privadas de preservação ambiental

9 dez 2011 - 11h53
Compartilhar
Sabrina Bevilacqua
Direto de São Paulo

Proprietários de grandes reservas particulares começam a buscar no setor empresarial investimentos para a preservação das áreas. Iniciativas de sucesso, como o Green Farm CO2 Free, apostam em biomas protegidos aliados à ampliação de serviços ambientais, como criação de animais silvestres, para atrair financiamento privado. Para o empresário e dono do empreendimento, Marco Mammana, a iniciativa privada tem um amplo espaço de atuação nesse setor. Ele afirma que empreendimentos como o Green Farm tornam possível combinar preservação da biodiversidade com a crescente necessidade por investimentos de responsabilidade socioambiental e uma atividade empresarial rentável.

Reserva tem espaço para tratamento de animais em extinção
Reserva tem espaço para tratamento de animais em extinção
Foto: DiárioNet

Nos últimos 3 anos, Mammana investiu cerca de R$ 10 milhões para readaptação e preservação da Green Farm. Os recursos foram usados em obras de infra-estrutura, contratação de biólogos e veterinários, plantio de árvores, criação de peixes (a meta é reproduzir 1 milhão de peixes por ano), e construção de um centro de criação e tratamento de animais silvestres. Neste centro, animais como araras azuis, tucanos do bico amarelo, macacos e jacarés do papo amarelo recebem cuidados e monitoramento até serem devolvidos à natureza.

Para continuar com os trabalhos da Green Farm e manter a preservação da área, Mammana decidiu recorrer ao mercado, negociando apoio. "O objetivo agora é vender quotas para empresas, que tem benefício não só em termos de responsabilidade socioambiental, mas também visibilidade e fortalecimento da marca", diz o empresário.

Ao investir recursos na reserva, as empresas colaboradoras recebem relatórios e certificados que podem ser usados como um diferencial na hora de ampliar acordos, concorrer a licitações e buscar a confiança de seus consumidores ou clientes. É um tipo de ação que contribui para a imagem das organizações e suas relações de mercado, retornando como apoio financeiro à empresa.

Além disso, os colaboradores tem a possibilidade de acompanhar todas as atividades do empreendimento. Um sistema de câmeras que funciona 24 horas por dia transmite imagens on-line. "Assim, o projeto fica mais transparente, pois o cotista pode assistir ao vivo no que está aplicando o seu dinheiro", comenta Mammana.

O projeto - A Green Farm está localizada no município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. São 4.600 hectares de área preservada, contemplando três biomas diferentes: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

As atividades de conservação da fauna e flora local são apenas uma parte da iniciativa. O Green Farm CO2Free conta também com projetos de educação ambiental para os cerca de 2.000 alunos de escolas rurais da região, criação de peixes para repovoamento dos Rios Amambaí e Paraná, realização de pesquisas e a manutenção de um Criatório Conservacionista de Animais Silvestres (CCAS). "Escolhemos algumas espécies de animais em extinção para criar soltar em seus hábitats naturais, dentro da própria reserva", diz Mammana.

Além da criação de animais silvestres, o CCAS recebe animais vítimas de maus-tratos ou que seriam comercializados ilegalmente. No centro, eles são tratados, passam por um processo de readaptação para depois serem devolvidos à natureza.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade