PUBLICIDADE

Nº de declarações do Imposto de Renda supera previsão da Receita

30 abr 2012 - 20h52
Compartilhar
Gustavo Gantois
Direto de Brasília

A Receita Federal aumentou a previsão do número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 que deverão ser entregues até o final desta segunda-feira para 25,4 milhões. A estimativa anterior era de 25 milhões.

De acordo com a secretária-adjunta do Fisco, Maria Zayda Zanatta, o ritmo de entrega das declarações aumentou muito no último dia. Entre as 15h e as 16h foi registrado o pico no envio, com 231.605 documentos enviados por hora. Com isso, às 20h já haviam sido entregues 24,8 milhões declarações. Ainda assim, os servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) registraram apenas 38% da capacidade máxima.

"Os contribuintes estão muito satisfeitos com o programa. As dúvidas diminuíram, o que pode ter ajudado no aumento de declarações entregues antes do prazo final", afirmou Zayda.

Ao contrário de outros anos, os contribuintes conseguiram antecipar o preenchimento das declarações. Em comparação ao ano passado, houve uma queda de 4% na entrega dos documentos no último dia. Ainda assim, às 20h de hoje foram feitos mais de 600 downloads do programa para entrega.

O prazo para a entrega termina às 23h59 de hoje. A multa pelo atraso na entrega é de R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

Quem deixou para a última hora e ainda não entregou o documento tem a opção de enviar a declaração incompleta para evitar a multa e retificar depois. Nesse caso, um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original se a correção for feita ainda hoje. Se a entrega for antes desta data ainda é possível alterar o modelo.

Com o fim do prazo, o programa de envio das declarações, o Receitanet, sairá do ar e só voltará a funcionar no dia 2 de maio, às 8h. O contribuinte que tiver deixado para enviar a retificadora, poderá usar o mesmo programa. Já quem perdeu o prazo para entrega da declaração, a nova versão do programa já calculará automaticamente a multa devida.

Restituição

A Receita Federal também informou que vai começar a pagar as restituições do Imposto de Renda no dia 15 de junho. Após o primeiro lote, que deverá contemplar principalmente os idosos acima de 65 anos, os seis lotes seguintes serão pagos dias 16 de julho, 15 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro.

Segundo o Fisco, as declarações entregues pela internet terão prioridade na hora da restituição sobre aquelas entregues em disquetes nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para cada forma de apresentação, serão priorizadas as restituições pela ordem de entrega.

A consulta aos lotes de restituições pela internet normalmente é liberada entre sete e dez dias antes de o dinheiro chegar ao banco.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade