PUBLICIDADE

IR: Receita recebe 200 mil declarações por hora

30 abr 2012 - 16h16
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Gustavo Gantois
Direto de Brasília

A Receita Federal informou nesta sexta-feira que o ritmo de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 chega a 200 mil por hora. Ainda assim, 1,3 milhão de contribuintes ainda não acertaram suas contas com o Fisco.

De acordo com o último balanço, divulgado às 15h, 23,7 milhões de brasileiros entregaram suas declarações. A previsão da Receita é que 25 milhões de declarações sejam enviadas até o final do dia.

O prazo para a entrega termina às 23h59 de hoje. A multa pelo atraso na entrega é de R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

Quem deixou para a última hora e ainda não entregou o documento tem a opção de enviar a declaração incompleta para evitar a multa e retificar depois. Nesse caso, um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original se a correção for feita ainda hoje. Se a entrega for antes desta data ainda é possível alterar o modelo.

É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior para fazer a retificadora. Para saber como fazer a retificação, consulte as informações disponíveis na página da Receita, no item Declaração/Retificação.

O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. A declaração pode ser enviada pela internet ou entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e resposta para tirar as dúvidas mais frequentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade