PUBLICIDADE

Contribuinte já pode acompanhar situação da declaração de IR

12 abr 2011 - 16h28
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Os contribuintes que já prestaram contas ao fisco em 2011 podem verificar, desde o dia 1º de abril, pela internet, a situação da sua declaração e corrigir eventuais erros. Desde o início do mês, os contribuintes podem, inclusive, checar se suas declarações foram incluídas na malha fina. Esta é a segunda vez que a Receita libera a consulta antes de terminar o prazo para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Este ano, os contribuintes têm até as 23h59 do dia 29 de abril para acertar as contas com o fisco.

Segundo a coordenadora geral de atendimento e educação fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, a ideia é que o contribuinte resolva possíveis pendências para que não pague multa ou caia na malha fina por erros de preenchimento, por exemplo. "Agora, o contribuinte já pode olhar o que aconteceu com a sua declaração, se tem pendência, e já resolver. Sempre a ideia é o mais rápido possível mostrar qualquer eventual erro ao contribuinte. Quanto mais rápido o contribuinte perceber o erro, mais rápido ele pode receber a restituição, por exemplo", disse.

A coordenadora da Receita afirma que até a manhã desta terça, 8,1 milhões de pessoas já haviam declarado o imposto de renda 2011. "Em princípio, todas elas já foram processadas pela Receita", disse Maria Helena, apesar de não haver, ainda, estimativas de quantos contribuintes que já acertaram as contas com o fisco caíram na malha fina.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade