PUBLICIDADE

Crédito habitacional puxa vendas de material de construção

14 dez 2012 - 19h07
Compartilhar

Após registrar, em setembro, o pior resultado em três anos, o volume de vendas do comércio varejista de material de construção se recuperou em outubro e subiu 2,8%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Volume de vendas de materiais de construção registrou alta de 2,8% em outubro
Volume de vendas de materiais de construção registrou alta de 2,8% em outubro
Foto: Shutterstock

O segmento também levou vantagem frente ao o conjunto do comércio varejista, cujo volume de negócios teve expansão de 0,8% em outubro, o quinto mês consecutivo de alta, aponta a Pesquisa Mensal de Comércio do instituto.

Em seu informe, o IBGE cita uma avaliação do Banco Central segundo a qual a principal causa da recuperação do setor são os empréstimos, que apresentaram crescimento significativo, com ênfase para o crédito habitacional, o que pode ser atribuído à redução da taxa de juros do país. Os incentivos fiscais do governo, através da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), também continuam a estimular o desempenho.

Por outro lado, houve uma atenuação dos efeitos negativos da greve dos bancos, que foi a grande responsável pelo baixo rendimento do comércio de material de construção em setembro. De acordo com o IBGE, a paralisação das instituições financeiras fez com que o volume de financiamentos concedidos caísse. A alta acumulada em 2012 no volume de vendas do setor chegou a 7,9%.

No comparativo com outros segmentos, os materiais de construção ficaram bem aquém de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (18,4%) e de veículos e motos (13,3%), mas superou com alguma folga os móveis e eletrodomésticos (1,4%).

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade