PUBLICIDADE

Sustentabilidade aumenta lucros em até 2%

Levantamento entre companhias européias apontou que 46% adotam políticas sustentáveis

18 abr 2009 - 09h26
(atualizado às 13h56)
Compartilhar

Uma pesquisa divulgada pela consultoria internacional Atos Origin e pela IDC apontou que as companhias que desenvolvem programas de sustentabilidade alcançam maiores margens de lucro. Segundo o estudo, realizado com 165 executivos seniores dos setores de manufatura e varejo na Europa, os ganhos das companhias "verdes" podem superar as demais em até 2%.

» Veja fotos do hotel em Comandatuba

» Veja fotos dos preparativos para o Fórum

Para Thierry Breton, CEO da Atos Origin, as políticas de sustentabilidade podem garantir, além da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, maior resistência das companhias em tempos de crise. "As organizações que inserirem sustentabilidade em suas estratégias e operações terão seu futuro mais garantido em tempos incertos", assegurou.

O levantamento apontou, ainda, que 46% das empresas pesquisadas estão executando ou planejam executar projetos ambientais, que são justificados pela redução de custo. Para os entrevistados, a prática de projetos sustentáveis também garantirá retornos financeiros acima da média, segundo a pesquisa.

Cerca de 25% das companhias declararam ter migrado de abordagens reativas para estratégias proativas com relação à excelência ambiental, ao passo que outros 5% disseram ter equipes multifuncionais, apontando a fragmentação da responsabilidade pelas iniciativas sustentáveis nas empresas.

No Brasil, a sustentabilidade também é uma tendência. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), 52% das companhias brasileiras desenvolvem algum tipo de iniciativa voltada para sustentabilidade. O levantamento apontou, ainda, que 62% das companhias se valem de critérios socioambientais para escolher seus fornecedores.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade