PUBLICIDADE

Bianca Jagger pede a Dilma que reconsidere Belo Monte

24 mar 2012 - 15h05
Compartilhar

Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Manaus

A ativista Bianca Jagger fez um apelo à presidente Dilma Rousseff neste sábado, no Fórum de Sustentabilidade de Manaus, para que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte - e outras que estão sendo planejadas - seja revista.

"Peço à presidente Dilma para que os impactos dessas usinas sejam reconsiderados, pois trarão consequências irreversíveis para a vida dos povos indígenas e para o meio ambiente."

"Espero que me vejam como uma irmã, que não quer ser apenas crítica, mas engajar uma discussão sobre o tipo de energia que vamos usar no século 21, se vamos usar ferramentas que sacrificam pessoas, comunidades e o meio ambiente", disse. "Esse não é o único jeito de trazer energia ao País (referindo-se a hidrelétricas), poderia ser usada a energia renovável, que de início custaria R$ 8 bilhões."

Nascida na Nicarágua, a ativista deu uma entrevista coletiva à imprensa mesclando o inglês e o "portunhol" e convidando à mesa dois colegas ativistas, Brent Millikan e Philip Fearnside, para complementar sua fala sobre a preservação do meio ambiente.

Segundo Fearnside, há projetos de construção de 48 hidrelétricas no País nos próximos anos, sendo 30 delas na região amazônica. "Estamos vendo apenas a ponta do iceberg", disse.

O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.

"%u201CPeço à presidente Dilma para que os impactos dessas usinas sejam reconsiderados", disse Jagger (à direita)
"%u201CPeço à presidente Dilma para que os impactos dessas usinas sejam reconsiderados", disse Jagger (à direita)
Foto: Eduardo Lopes / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade