Carteira de pedidos da Embraer preocupa e ações caem
11 jul2012 - 15h00
(atualizado às 15h24)
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O encolhimento da carteira de pedidos da Embraer para o menor nível em seis anos trouxe receios sobre seus resultados futuros, e a esperança de venda de aviões nos Estados Unidos não impedia forte queda das ações da fabricante de jatos nesta quarta-feira.
A Embraer divulgou no fim da terça-feira que seu "backlog" (encomendas que tem a entregar) caiu em junho a US$ 12,9 bilhões, redução de US$ 1,8 bilhão sobre março e no patamar mais baixo desde o segundo trimestre de 2006.
Durante o salão aeronáutico de Farnborough, no Reino Unido, tampouco a fabricante brasileira divulgou novas vendas na aviação comercial, frustrando investidores que ansiavam pela divulgação de contratos.
Para alguns analistas, a Embraer não apenas está saindo de mãos vazias da feira inglesa e indicando uma demanda atual fraca para jatos regionais, mas também mostrando desvantagem para sua principal concorrente Bombardier.
"Destacamos nossa preocupação sobre o relativamente pequeno 'backlog' da Embraer - e a noção de que o fluxo de novos pedidos para a companhia tem sido tépido versus sua rival canadense", escreveu em relatório o analista Stephen Trent, do Citi.
Para o analista Nicolai Sebrell, do Morgan Stanley, o preço do recibo de ação da Embraer negociado em Nova York mostra que investidores não esperam uma retomada rápida das encomendas à fabricante brasileira.
Na bolsa paulista, a ação da Embraer recuava 6,5% às 14h17, a R$ 11,97, após ter perdido 7,11% na mínima até esse horário. O Ibovespa, índice com os princiais papéis brasileiros, subia 0,33%.
Entregas agradam
O trimestre passado da Embraer agradou analistas, embora os dados de entregas de aviões acima do esperado tenham sido ofuscados pela queda no "backlog".
De abril a junho, a fabricante entregou 55 aviões, sendo 35 jatos comerciais e 20 executivos."As entregas vieram em cinco unidades acima de nossa previsão", disse o analista Rodrigo Goes, do BTG Pactual.
O número de entregas também veio superior ao esperado por Morgan Stalney e Citi, principalmente no segmento de aviação comercial.
Esperança nos EUA
A Embraer terminou junho com 200 aviões comerciais para entregar a clientes. Isso representa cerca de dois anos de produção, abaixo da média histórica recente de três anos.
A principal aposta de analistas e da própria Embraer para retomada da aviação comercial está nos Estados Unidos. A crença é que grandes companhias aéreas como Delta e American Airlines consigam aval de sindicatos nos próximos meses para compra de aviões regionais maiores, o que abriria espaço para novas encomendas de jatos a partir de 70 assentos como os da Embraer.
"Além disso, o tráfego aéreo global continua a crescer acima de 5%, apesar do sentimento negativo no mercado financeiro, apontando para aumento da necessidade de aviões", disse Sebrell, do Morgan Stanley.
O BTG Pactual estima um potencial de 300 jatos regionais para o mercado norte-americano nos próximos três anos.
Na manhã desta quarta-feira, a fabricante japonesa de aviões Mitsubishi Aircraft, competidora direta da Embraer, anunciou acordo preliminar para venda de 100 jatos para a holding norte-americana de companhias aéreas SkyWest, com as entregas das aeronaves de 2017 a 2020.
O Legacy 500, da Embraer, é uma das maiores estratégias da fabricante
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo ainda não estreou, mas é a aposta da empresa para ficar à frente dos concorrentes no mercado de aviação executiva
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O avião executivo é de médio porte, mas traz, pela primeira vez, conceitos de aeronaves maiores
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Com os novos conceitos, é prometido maior conforto para os passageiros e mais tecnologia para os pilotos
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O jato sairá por US$ 20 milhões e vai ser lançado em 2014
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo ainda não foi apresentado ao mercado brasileiro
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo foi visitado pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira, anexo ao aeroporto de Farnborough, Londres
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Um dos maiores diferenciais do Legacy 500 é em relação à altura da cabine e ao piso plano
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo não está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde é realizada uma das maiores feiras aéreas do mundo
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Em outros aviões da mesma categoria, por uma questão de espaço, o piso é curvado
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O Legacy 500 promete mais conforto durante os voos
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Neste modelo, o piso plano é um diferencial
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A aposta no Legacy 500 é estar à frente da concorrência para quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O mercado de aviação executiva vinha crescendo antes da atual crise financeira ter início
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O avião tem capacidade para transportar até oito pessoas
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Neste modelo, os pilotos podem contar com a tecnologia "fly by wire"
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Além de contar com sistema de controle eletrônico, o modelo transporta até oito pessoas prometendo conforto e espaço
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A tecnologia "fly by wire" comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Frente do Legacy 500
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Nova aposta da Embraer para o mercado de avião executiva
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo é de médio porte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Projeção final do Legacy 500
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer, ainda não lançado oficialmente, em hangar
Foto: Divulgação
O lançamento oficial do Legacy 500 está programado para 2014
Foto: Divulgação
Legacy 500 durante exposição e testes
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
A Finmeccanica, dona da fabricante de helicópteros AgustaWestland, levou para a feira de aviação de Farnborough deste ano dois protótipos de novas aeronaves
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois protótipos de aeronaves são o AW 169 e o AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois helicópteros devem entrar em operação em 2013 (AW189) e 2014 (AW 169)
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 fez seu voo teste de estreia em dezembro do ano passado e a AgustaWestland prevê a primeira entrega do modelo em 2014
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 terá quase o dobro de tamanho do AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189, de quase 18 metros de comprimento, levará até 18 pessoas
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Segundo a fabricante, já foram recebidos cerca de 50 pedidos para o AW 169, que poderá levar até 10 passageiros
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 é tipicamente usada por empresas que precisam levar funcionários a postos de trabalho isolados, como plataformas de petróleo em alto mar
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois helicópteros completaram seus voos inaugurais
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 169 realiza atualmente testes de voo e tem previsão de conseguir certificação para voar comercialmente em 2014
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 169
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AW 189
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AW 189
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AW 169
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AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Começou nesta segunda-feira em Farnborough, a cerca de 50 km de Londres, a feira de aviação que leva o nome da cidade
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Dentre os destaques de 2012 estão as novidades A350XWB, da Airbus; o novo 737 MAX, da Boeing; e o futuro jato executivo da brasileira Embraer, o L500
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Ainda chamam a atenção a exposição de gigantes da aviação como o A380 - maior aviação de passageiros do mundo -, o militar A400M, também da Airbus, e um McDonell Douglas KDC-10 modificado para servir como aeronave de reabastecimento em voo
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Farnborough é uma das duas maiores feiras de aviação comercial do mundo. Ela ocorre sempre em anos pares, para poder revesar com Le Bourget - no subúrbio de Paris - que acontece em anos ímpares e é o outro grande evento deste tipo no mundo
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Neste ano, os organizadores de Farnborough tiveram algumas dificuldades extras para superar antes de começar a feira
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A primeira foi a "concorrência" com outro grande evento que acontece em Londres neste mês: a Olimpíada
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Outra dificuldade foi o chuvoso verão inglês deste ano, que transformou algumas áreas do aeroporto de Farnborough, onde acontece a feira, em verdadeiros lamaçais
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A organização utilizou brita para cobrir algumas dessas áreas, mas outras tiveram que ser isoladas devido ao piso encharcado
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Dentre as curiosidades está até um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea foi destaque
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Além das novidades em aviação comercial e executiva, Farnborough também reúne apresentações de aviões militares
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
O evento fica aberto apenas restrito a expositores e imprensa até sábado, quando recebe também o público em geral
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A feira deste ano foi aberta com a apresentação de caças da força aérea real, que sobrevoaram o local
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
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Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
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