Franquia de produtos licenciados Disney aposta em expansão
A paixão pela Disney foi o que motivou a empresária Danielle Lyra a investir na Fantasia, loja especializada na venda de produtos licenciados. "Sou admiradora e acredito no potencial da marca. Por isso, resolvi investir nesse negócio criando a Fantasia." Os quiosques comercializam exclusivamente produtos licenciados da Disney, de fornecedores nacionais e internacionais.
Desde a concepção do negócio, o objetivo de Danielle era de criar um modelo de franchising. A loja própria foi montada em 2007. Três anos depois, a Fantasia estava pronta para se tornar uma rede. No primeiro ano de franquia, faturou R$ 7 milhões.
Até o primeiro semestre deste ano, a rede focava na montagem de quiosques. Agora, também disponibiliza o modelo de loja. De acordo com Danielle, a expectativa para 2013 é de alcançar o número de 75 quiosques e 15 lojas.
Opinião do franqueado
Antônio Guercio, franqueado da Fantasia há cerca de um ano, afirma que esse tipo de negócio exige muita dedicação, justamente por ser um modelo alocado em shoppings centers.
O franqueado tem um quiosque localizado em São Paulo, no Shopping Center Norte. Segundo ele, sua franquia fatura mensalmente cerca de R$ 60 mil. Para atingir esse valor, Antônio divide a administração com sua sócia e irmã, Rachel Guercio Tornelli.
De acordo com ele, um dos desafios do negócio é entender o universo do público que compra produtos Disney. Por isso, Antônio julga importante o treinamento que a franquia oferece em Orlando, na Flórida.
"O público que consome os produtos Disney tem uma linguagem própria. Eles querem ser compreendidos por quem os atende. Por isso, o treinamento na Disney é muito importante. Lá, você entende o negócio e o público que vai consumir seu produto", afirma.
Fantasia em números
Setor: brinquedos e produtos licenciados
Resumo do negócio: Loja de revenda de produtos Disney
Número de unidades: 32 unidades
Unidades próprias: 0 unidades
Unidades franqueadas: 32 unidades
Faturamento mensal médio: R$ 42 mil a R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Taxa de propaganda: R$ 500 por mês
Taxa de royalties: De R$ 2 mil a R$ 3 mil
Capital para instalação: De R$ 164 mil a R$ 265 mil
Capital de giro: De R$ 30 mil a R$ 46 mil
Prazo de retorno estimado: 18 a 30 meses
Principais concorrentes: Outras revendas de produtos Disney