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Ferramentas online facilitam monitoramento de redes sociais

7 dez 2012 - 07h55
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A presença nas redes sociais é fundamental para aumentar a visibilidade do negócio, mas participar delas não garante automaticamente esse retorno. Retuitar, comentar, compartilhar e observar menções são atividades que devem fazer parte da rotina da empresa. Para ajudar o empresário nesse processo, há diversas ferramentas online, gratuitas ou pagas, que monitoram e analisam a eficiência do uso das redes sociais.

Retuitar, comentar, compartilhar e observar menções são atividades que devem fazer parte da rotina da empresa. Para ajudar o empresário nesse processo, há diversas ferramentas online, gratuitas ou pagas, que monitoram e analisam a eficiência do uso das redes sociais
Retuitar, comentar, compartilhar e observar menções são atividades que devem fazer parte da rotina da empresa. Para ajudar o empresário nesse processo, há diversas ferramentas online, gratuitas ou pagas, que monitoram e analisam a eficiência do uso das redes sociais
Foto: Dreamstime / Terra


Segundo Paulo Kendzerski, diretor e presidente da agência de comunicação WBI Brasil, o monitoramento das redes sociais deve levar em conta os indicadores de visibilidade, influência, participação e engajamento.



Aplicativos como o SocialMention permitem seguir as menções de diversos temas em redes sociais, blogs, vídeos e sites de notícias, possibilitando analisar a visibilidade da marca e o que é mais comentado pelo público-alvo da empresa. Com essas informações, o empresário pode atuar de maneira mais direta com os clientes. "É uma comunicação de duas vias. Não preciso esperar entrar no meu perfil. Posso conversar com ele", diz Paulo.



O TweetDeck é um dos mais populares, tendo sido comprado pelo Twitter no ano passado. Por meio dele, a empresa pode seguir as menções em diferentes contas dessa rede social e também do Facebook. O Addictomatic ou o HootSuite disponibilizam serviço parecido, observando outras fontes, como o Foursquare, LinkedIn e Google+, no caso do segundo.



Todos esses serviços são gratuitos. No entanto, eles costumam ser mais limitados que os serviços pagos. Os gratuitos normalmente analisam apenas as últimas 50 ou 100 menções sobre o assunto, enquanto os pagos guardam o histórico completo e suas análises. "Os pagos oferecem dados como dias e horários em que a marca é mais citada, qual o formato de interação do consumidor, quais as reclamações mais constantes, quais as pessoas que mais interagem com a marca e muito mais", diz o diretor. Muitas dessas ferramentas possibilitam também o agendamento da publicação de mensagens.



Ferramentas pagas, como o Scup e o Livebuzz, permitem boas análises da influência que a empresa tem na rede, observando o número de compartilhamentos e comentários. "Todo mundo se preocupa com a popularidade. Popular é o artista. A empresa tem que ser influente", afirma.



O ideal é que o empresário experimente os diferentes serviços para ver qual apresenta a solução mais adequada à empresa. Muitas das ferramentas pagas oferecem um período de teste sem custos.



A partir dessa experiência, ele poderá verificar se há necessidade de contratar alguém para monitorar as redes sociais. Embora as ferramentas ajudem, Paulo afirma que a dificuldade de ter um funcionário dedicado exclusivamente a isso atrapalha as pequenas empresas. "As redes sociais exigem monitoramento constante e interação imediata quando o consumidor questiona alguma coisa", opina. "Não adianta ter a ferramenta e não ter alguém para cuidar.

Fonte: Cross Content
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