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Franquia de acessórios aposta no Facebook

29 nov 2012 - 08h03
(atualizado às 08h05)
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O processo para a construção de uma marca normalmente passa por diversas etapas. Ter uma presença marcante nas redes sociais já é item obrigatório dessa estratégia, independentemente do segmento de atuação da empresa. A rede My Gloss Acessórios investe na sua presença online como um dos pontos centrais de sua estratégia. A página da marca no Facebook chegou à marca de 1 milhão de fãs e está entre as 10 marcas brasileiras mais engajadas nas redes sociais, segundo dados consolidados pela IndexSocial.

Fundada em 2011, a rede My Gloss Acessórios apostou nas redes sociais para consolidar sua marca
Fundada em 2011, a rede My Gloss Acessórios apostou nas redes sociais para consolidar sua marca
Foto: Divulgação


Ao contrário da maioria das empresas, que investe nas redes sociais depois da consolidação da marca no mundo offline, a My Gloss optou pelo caminho inverso e apostou na criação de uma página no Facebook antes mesmo da inauguração oficial da marca. "Em uma visita a Nova York em 2010, eu ouvi falar muito do Facebook como uma tendência. No Brasil, ainda não era uma realidade, mas decidimos apostar. Fomos uma das páginas de moda pioneiras e começamos como uma espécie de consultoria", conta Rodrigo Stocco, sócio-fundador da marca. Na rede social, as leitoras tiravam dúvidas sobre o que vestir e acompanhavam as principais tendências de moda.



Antes de montar o negócio, o empreendedor foi diretor de revenda da AmBev, no Mato Grosso do Sul, e chegou a investir em mais de dez franquias diferentes até montar seu próprio negócio. "O My Gloss já existia como um blog de moda feito pela minha irmã Kátia, que hoje é a minha sócia. Ela tinha a visão de que não existia uma marca que oferecesse acessórios de moda. Ou você comprava imitação de joia, ou encomenda com pessoas que faziam de forma artesanal. E foi onde nossos objetivos se encontraram", conta Rodrigo.



Ele afirma que apostar no Facebook foi fundamental para a criação da marca e até do mix de produtos que estaria presente nas lojas físicas. "Em pouco tempo, chegamos a 60 mil fãs e nem tínhamos inaugurado uma loja ainda. Acho que a gente acertou muito em apostar nesse contato com o consumidor antes", comemora.



Com um investimento de R$ 2 milhões, a rede inaugurou em 2011 a primeira loja própria em Campo Grande e uma loja franqueada em São Paulo. "Como éramos uma marca forte na internet, já começamos com franquia", afirma Rodrigo.



Loja online e franqueados

Para 2013, a marca deve apostar na reformulação de sua loja online. "Percebemos que, ao contrario do que muita gente pensa, a loja online acaba funcionando como uma vitrine e atraindo clientes para as lojas físicas", aponta Rodrigo. Além dos planos virtuais, a meta é que no próximo ano a marca chegue a 35 lojas em todo o País. "Nosso critério não é geográfico, e sim de operadores. Se encontramos franqueados interessados em fazer a diferença, apostamos", afirma Rodrigo.

Antônio Álvares de Miranda Neto, franqueado no Shopping Pátio Paulista, de São Paulo, decidiu apostar na franquia pela atratividade do mercado. "É um mercado que independe de datas festivas e não tem uma sazonalidade tão forte", aponta.

Para ele, o principal benefício da rede é o suporte e a abertura. "O compartilhar está muito presente na marca. Tanto a questão do compartilhar moda, a história de ter nascido em uma mídia social, até nas questões do dia a dia. As decisões são compartilhadas e eles têm uma grande capacidade de ouvir o que o franqueado tem a dizer", aponta. Para 2013, o empresário pretende aumentar o seu faturamento em 12%.

Com foco no serviço, a rede também oferece consultoria de moda nas lojas. "O principal desafio é montar uma equipe que seja consultora de moda. O nosso DNA é moda. Utilizamos na loja uma tela touchscreen que mostra os posts do blog e isso ajuda a vendedora a prestar essa consultoria para o cliente", explica Rodrigo

Atualmente, a My Gloss Acessórios conta com sete unidades e três em fase de implantação. O faturamento em 2011 foi de R$ 3 milhões, e a meta é fechar 2012 com R$ 8 milhões.

My Gloss Acessórios em números

Setor: bolsas e acessórios

Resumo do negócio: marca especializada em acessórios de moda

Número de unidades: 7 (com 3 em fase de implantação)

Unidades próprias: 2

Unidades franqueadas: 5

Faturamento médio mensal: R$ 75 mil

Taxa de franquia cobrada : R$ 45 mil

Taxa de royalties: 5 % do faturamento bruto

Taxa de propaganda: 2 % do faturamento bruto

Capital necessário para instalação: R$ 275 mil (com estoque)

Capital de giro : R$ 60 mil

Prazo de retorno estimado: 24 meses

Principais concorrentes

: autônomos


Fonte: Cross Content
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