PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Rede social de consumo aposta em parcerias sustentáveis

27 nov 2012 - 07h32
Compartilhar

A ideia de investir em um negócio na internet foi do empreendedor Lucas Ribeiro, de São Paulo. Da parceria com os sócios Fábio Cutait e Cristiano Borges, surgiu a rede social Uvaia. Lucas já atuava como empreendedor em outros segmentos e viu na internet a oportunidade de lançar mais um negócio. "Na internet, você mostra a sua base para o negócio e pode vendê-la pelo máximo de potencial que ela oferece, mesmo que não tenha atingido. Isso me fascinou, porque é um fenômeno totalmente atípico em outros modelos de negócio", afirma o empreendedor.

O Uvaia é uma rede social de consumo que serve de elo entre as empresas e instituições que fomentam boas práticas sociais
O Uvaia é uma rede social de consumo que serve de elo entre as empresas e instituições que fomentam boas práticas sociais
Foto: Divulgação

Tomada a decisão, só faltava definir o que a empresa faria. Foi daí que Lucas teve a ideia de montar o Uvaia, rede social de consumo que serve como elo entre consumidores, empresas e instituições que fomentam boas práticas sociais.

Da ideia à estreia do site, os empreendedores trabalharam um ano e meio nos detalhes. No Brasil, eles não tiveram como patentear o site, pois, no País, não existe a categoria de negócio online. Os sócios buscaram as patentes nos Estados Unidos, Japão e alguns países europeus ¿ todos que aceitavam registrar modelos de negócio online.

Inicialmente, os sócios investiram R$ 230 mil. O montante foi destinado às patentes, montagem do escritório e primeiros passos para a programação do site. Foi nessa época que o Uvaia recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão. Com o aporte, a ideia saiu do papel e está em funcionamento há cerca de seis meses. Desde então, a rede social captou aproximadamente 20 mil usuários e 92 empresas parceiras - entre elas, Fnac.com, Americanas.com, Extra.com e Livraria da Folha.

Como funciona

No Uvaia, um integrante convida seus amigos para participar do site, que por sua vez, convida os seus e assim por diante. Nessa rede que é formada, toda vez que um dos membros efetua uma compra em uma das lojas cadastradas, ele e a sua "teia" vão ganhar uma pequena porcentagem do valor pago pelo produto ou serviço.

Ao mesmo tempo, uma porcentagem desse montante vai para projetos sociais. O site tem no momento acordos com as instituições CO2Free e Ação Comunitária. A porcentagem que será restituída ao comprador varia de loja para loja. No site do Uvaia, os membros têm acesso a esta informação.

O lucro do site também vem da venda. "A cada compra efetuada pelos membros da rede, o Uvaia tem direito a uma porcentagem que é acordada com os parceiros", esclarece Lucas Ribeiro.

Próximos passos

A próxima ação dos fundadores do Uvaia é lançar o site no México. A inauguração está prevista para a próxima semana. Para 2013, os empreendedores planejam atuar com o Uvaia nos Estados Unidos e na Argentina.

De acordo com Lucas, no Brasil o objetivo é formar uma rede de 1 milhão de usuários até o final de 2013. Atualmente, a empresa fatura cerca de 10% dos R$ 1,2 milhão que são vendidos ao mês. Os estados mais atuantes na rede social são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Publicidade