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Comunicação é essencial para alcançar objetivos, diz autor

10 out 2012 - 07h40
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Quem acredita que o sucesso de um negócio se resume a fatores administrativos e de posicionamento deve repensar a sua estratégia. Estabelecer canais de comunicação claros e eficientes é essencial para que o empreendedor se relacione e obtenha resultados da sua equipe.

Estabelecer canais de comunicação claros e eficientes é essencial para que o empreendedor se relacione e obtenha resultados da sua equipe
Estabelecer canais de comunicação claros e eficientes é essencial para que o empreendedor se relacione e obtenha resultados da sua equipe
Foto: Shutterstock


"Os líderes, hoje, são muito mais conscientes da importância da comunicação e de que ela pode ajudá-los a alcançar seus objetivos", afirma Kevin Murray, consultor inglês especializado em comunicação estratégica, e autor do livro

A Linguagem dos Líderes

(Editora Clio). Na pesquisa para a obra, o autor percebeu que apenas uma mente brilhante não é o suficiente. "Trabalhei com as pessoas mais brilhantes que você possa imaginar, mas que simplesmente não podem trazer pessoas com elas e influenciá-las por um objetivo", contou ele, em entrevista ao

Terra

.



Ele acredita que os empreendedores que não tentarem entender como se comunicar será deixado para trás. "Comunicação é o que os líderes devem fazer antes, durante e depois das decisões. É o que eles têm de fazer para alcançar resultados."



"Com uma boa comunicação, o gestor estabelece com clareza o foco e o objetivo a ser alcançado. É por ela que tudo acontece", concorda Fátima Mota, professora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, de São Paulo e sócia-diretora da FM Consultores. Para ela, a comunicação é o meio que liga a equipe em torno de um objetivo comum. Cabe ao líder oferecer esse meio.



Como comunicar

Para ter resultados positivos na compreensão da mensagem transmitida, o empreendedor deve estar atento aos meios e formas para fazê-la. Para isso, deve estabelecer um ambiente no qual a comunicação com a equipe seja algo natural. Utilizar apenas por e-mail, por exemplo, deve ser evitado, segundo a professora. "A comunicação fica impessoal e, por vezes, quem lê pode interpretar de outra forma. O ideal é conversar pessoalmente ou por telefone", explica Fátima.

Uma estratégia para facilitar o entendimento é utilizar histórias e analogias. "Quando se conta uma história, a pessoa usa a imaginação pare entender o cenário descrito. Por isso, ela é sempre mais poderosa para passar a mensagem realmente importante", explica Kevin. Com uma única história, o empreendedor pode, por exemplo, transmitir uma série de normas de forma simples e eficaz.

As emoções também são parte importante no processo. "Muitas vezes, o líder deve comunicar algo que nem mesmo ele acredita. E essa insegurança vai passar na voz e na postura dele", afirma Fátima. Em situações como essa, o empreendedor deve fazer uma análise de como deve comunicar a mensagem da melhor forma.

Mostrar traços da personalidade ajuda nessa construção de linguagem. "Ele deve ter consciência da necessidade da emoção na linguagem. As pessoas devem confiar no que ele diz, e não vão confiar em quem elas não conhecem", alerta Kevin.

Estimular o feedback

"A comunicação só se estabelece quando há um feedback", afirma Fátima. Ela acredita que o papel do empreendedor é oferecer um ambiente favorável para que ele aconteça, e que ele saiba analisá-lo da melhor forma. Um meio de criar esse ambiente é promover reuniões periódicas com os colaboradores. As entrelinhas da mensagem também devem ser levadas em consideração. "Muitas vezes, existe um pedido. Ele precisa entender qual é esse pedido que não foi verbalizado", orienta Fátima.

Oferecer um ambiente favorável para a troca de ideias é fundamental. "O empreendedor deve ter consciência de que a única forma de envolver as pessoas dentro e fora da organização é estar preparado para entrar em conversas sem fim", ressalta Kevin.

Fonte: Cross Content
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