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Plano de marketing é essencial para sucesso do empreendedor

17 jul 2012 - 07h34
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Bom empreendedor que se preze deve aprender a fazer um planejamento detalhado de suas operações. Para alcançar metas, conquistar clientes e consolidar a marca, existem algumas ferramentas que não devem ser esquecidas - e o plano de marketing é uma delas. "É o momento em que a pessoa que pretende abrir uma empresa ou desenvolver um novo produto tem a possibilidade de colocar todas as suas ideias no papel", aponta Daniela Khauaja, coordenadora acadêmica da área de Marketing da Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

No plano de marketing, é feita uma análise profunda dos clientes potenciais e uma avaliação do produto, para perceber se ele atende às exigências da demanda
No plano de marketing, é feita uma análise profunda dos clientes potenciais e uma avaliação do produto, para perceber se ele atende às exigências da demanda
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Nesse processo, devem ser feitos diversos estudos para medir a viabilidade do negócio ou do novo produto. "Também existe a possibilidade de que, por meio desse plano, ele consiga parceiros e investidores para o projeto", lembra Daniela.



No plano de marketing, é feita uma análise profunda dos clientes potenciais, em conjunto com uma avaliação do produto, para perceber se ele atende às exigências da demanda. Também são estabelecidos objetivos e metas e traçadas estratégias para atingi-los.



O ideal é que o empreendedor já tenha feito, antes, um bom plano de negócios. "O plano de negócios é um pré-requisito de um plano de marketing, para que o empresário possa ter claro quais são a missão e a visão da empresa", orienta Daniela.



Análise de mercado

O primeiro passo é fazer um estudo do mercado no qual se encaixa o negócio. "O objetivo é analisar o que está acontecendo no Brasil e no mundo e que possa apresentar uma oportunidade ou uma ameaça ao produto ou serviço. Além disso, a análise serve para se estimar se existe uma demanda real para esse produto", explica Daniela.

Na análise de demanda, é levado em conta o comportamento do consumidor em potencial. Devem ser analisadas questões demográficas, geográficas e culturais que ajudem a identificar e estimar o possível público-alvo. Esse conjunto de dados será a base para verificar se o plano é ou não viável.

Outro ponto importante é o estudo da concorrência, que nem sempre pode estar clara. "É comum alguns pensarem que sua ideia é tão inovadora que não existem concorrentes para ela. Mas não é bem assim. Quando começou o celular, as pessoas usavam o telefone fixo, ou seja, ele era um concorrente indireto", exemplifica Daniela. Por isso, identifique possíveis concorrentes e substitutos.

Objetivos e metas

"Questione-se aonde quer chegar e qual percentual de participação no mercado deseja ter", orienta.

O ideal é quantificar as metas para mensurar os resultados ao longo do processo. "É uma marca desconhecida? Daqui a três anos, quantas pessoas eu gostaria que a conhecessem?", exemplifica Daniela.

Estratégias

Ao estabelecer um plano de ação, deve-se também fazer uma análise interna da empresa. 'Questione-se se a empresa tem de fato a competência para alcançar os objetivos, em termos culturais, termos logísticos e financeiros. Se for uma empresa nova, analise como ela precisa se estruturar para isso", alerta Daniela.

Além disso, será preciso estruturar o produto e definir seu preço. "Pode-se estabelecê-lo com base no custo, mas é preciso levar em conta os preços de concorrentes, além de se analisar quanto o consumidor está disposto a pagar", ensina Daniela. Também devem ser planejadas estratégias de entrega e toda a parte de comunicação do projeto.

Como buscar ajuda

Existem algumas possibilidades na hora de montar o plano de marketing. "Pode-se contratar uma consultoria. Há também cursos de curta duração específicos sobre planejamento de marketing", conta Daniela. Existem, ainda, cursos de Pós-Graduação na área de Marketing que têm como trabalho de conclusão de curso um plano de marketing.

Outra possibilidade é buscar modelos de plano, como o oferecido pelo site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: Cross Content
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