Propaganda local ajuda marcas nacionais a conquistar mercado
Conforme uma rede de negócios se expande, seu público também acaba ficando mais complexo. Um serviço que começa focado na classe B do subúrbio do Rio de Janeiro pode se ver tendo de atender ao público classe A do centro de Pernambuco, por exemplo. O desafio, então, é adaptar práticas de trabalho adotadas nacionalmente às necessidades particulares de cada praça.
Com esse objetivo, a rede de comida chinesa Lig-lig incentiva seus franqueados a investirem, paralelamente à sua campanha nacional de propaganda, também em campanhas locais que contribuam para fortalecer o vínculo de suas 40 unidades com seus públicos.
"O franqueado paga 5% do faturamento em royalties e 2% em fundo de propaganda, que investimos na rede de TV a cabo e também em uma conta para ativar o marketing local", conta Carlos Moura Barros, gerente comercial de expansão da rede. Ele explica que os franqueados são incentivados a separar 5% do faturamento bruto para publicidade. De acordo com a demanda, uma agência publicitária contratada pela Lig-lig pode ser acionada para suprir as necessidades locais do franqueado, desde que não interfira na identidade visual da marca.
O franqueado Matheus Pereira da Silva, que assumiu há um ano uma unidade da Lig-lig no bairro de Vila Formosa, em São Paulo, conta que a flexibilidade da empresa quanto ao marketing é um forte diferencial da operação. "Se você trabalha com um público com renda menor, diferente do que frequenta a loja padrão, pode acabar tendo mais dificuldade", diz. Ele conta que em certos bairros de São Paulo a venda de produtos mais sofisticados, com maior presença de frutos do mar, é maior, enquanto em sua unidade, localizada na Zona Leste, a procura é por pratos com preços mais acessíveis.
Silva diz ter acatado a sugestão de investir em propaganda local feita pela franqueadora e atribui a isso o aumento das vendas de sua unidade - 100%, o maior entre as 40 lojas da rede - em 2011. "A previsão era de retorno do investimento só depois de dois anos e meio a três anos, mas já consegui recuperar o aporte inicial", diz ele.
Repaginação
Ele não é o único franqueado que tem visto melhoras no negócio. Barros conta há seis anos a empresa vem passando por um processo de repaginação interna, que culminou em um aumento de R$ 15 mil no faturamento médio nos últimos 12 meses. Em 2011, seis franqueados cujo desempenho não estava de acordo com o esperado pela franqueadora foram trocados por novos. "Durante o processo, conversamos com os franqueados e, cumprindo as cláusulas do contrato, fizemos as trocas", explica.
A empresa também realizou algumas adaptações no negócio, como a criação de um sistema de pedidos pela internet e a adição de restaurantes nas unidades - até 2008, a Lig-lig só atendia pelo sistema de entregas.
Seleção de franqueados
Silva avalia o processo de seleção da Lig-lig como transparente. Ele conta que o empreendedor interessado em tornar-se franqueado pode ser convidado a participar das atividades de uma unidade por um dia, passando por todas as áreas de atendimento. Além de ser uma oportunidade de conhecer o negócio, a experiência serve também como avaliação. "Avaliamos a atitude do candidato junto à loja. No último
test-drive, feito com dois candidatos, os pratos começaram a acumular na pia e eles tiverem a iniciativa de começar a lavar a louça. Mostraram que estavam dispostos a fazer também esse tipo de trabalho", conta Moura. Ele explica que a Lig-lig procura franqueados motivados a acompanhar o negócio de perto.
Depois de assinado o contrato, a Lig-lig fornece treinamento para os funcionários da cozinha e do atendimento do franqueado. Enquanto isso, ele entra em contato com todas as etapas de trabalho da unidade, "desde lavar o chão até picar cebola e fritar ingredientes", explica Moura.
Segundo ele, o franqueado conta com o acompanhamento de consultores de campo tanto no processo administrativo quanto na cozinha durante o período de implantação da franquia.
Hoje, a atuação da Lig-lig é mais forte no estado de São Paulo, apesar de a rede estar presente em outras capitais. A meta é crescer por todo o País.
Lig-lig em números
Resumo do negócio:
Franquia de restaurantes de comida chinesa
Setor:
Alimentício
Número de unidades:
40
Unidades próprias:
não tem
Unidades franqueadas:
40
Faturamento mensal médio:
R$ 73 mil
Taxa de franquia:
R$ 30 mil a R$ 40 mil
Taxa de royalties:
5% do faturamento bruto
Taxa de propaganda:
2% do faturamento
Capital para instalação:
de R$ 250 mil a R$ 280 mil
Capital de giro:
R$ 20 mil
Prazo de retorno estimado:
de 30 a 36 meses
Principais Concorrentes no segmento:
China in Box
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