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Saiba para que serve um plano de negócio e como elaborar um

27 fev 2012 - 08h55
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O que leva um negócio a fracassar? Segundo Rose Mary Lopes, coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM-SP, há diversos fatores envolvidos, mas a falta de planejamento e de um plano de negócios consistente costuma ser um dos grandes vilões. "A consciência de que o plano de negócios é importante já existe, mas não são todos os empreendedores que o adotam", explica.

O plano de negócios é obrigatório para empresas que procuram investidores e funciona como porta de entrada para aporte financeiro de terceiros
O plano de negócios é obrigatório para empresas que procuram investidores e funciona como porta de entrada para aporte financeiro de terceiros
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Segundo Rose Mary, o plano de negócios funciona como um mapa da empresa. É ele que vai direcionar as ações do empreendedor. Dessa maneira, o modelo do negócio que estava na cabeça do empresário é concretizado em um plano escrito e estruturado. Nele devem estar informações sobre a empresa - objetivos, metas, planos, estratégias de marketing, recursos humanos, caixa, capital, estimativa de lucro - e sobre o mercado de atuação.



"O plano de negócios mostra para o empreendedor como ele tem de se preparar para produzir aquilo que deseja de maneira mais rápida, eficiente, de acordo com as expectativas do mercado e com a melhor relação custo-benefício possível", diz a coordenadora da ESPM-SP. Além disso, segunda ela, o empresário pode fazer simulações, variando cenários conforme as perspectivas do mercado em que ele atua.



As vantagens da confecção de um plano de negócios não param na visão abrangente que ele oferece do negócio. Vale a pena mostrá-lo para possíveis clientes e fornecedores quando a empresa ainda não ganhou corpo e apresentá-lo para colaboradores que não estavam no início da operação - e que, assim, entenderão melhor o negócio. Ele é também obrigatório quando a empresa decide procurar investidores. "Um investidor começa pelo sumário. Se ali tem algo que desperte atenção, então ele continua a ler. O plano de negócios é a porta de entrada para o aporte financeiro de terceiros", explica Rose Mary.



Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2011 mostra que 18 estados brasileiros melhoram no quesito sobrevivência das empresas. Hoje, 73% dos empreendimentos conseguem continuar em funcionamento depois de dois anos de atuação. Na pesquisa anterior, de 2010, esse índice era de 71%. Apesar de a melhoria existir, ela ainda é pequena.



Como elaborar um plano de negócios

A dica de Rose Mary é pesquisar. Principalmente para as pequenas e médias, contar com a ajuda de uma consultoria pode custar mais do que elas têm para pagar. Na internet e em livros especializados, o empreendedor encontra modelos de planos de negócios. "Aconselho a não fazer desses modelos uma receita a ser simplesmente copiada. O empresário tem de adaptar aquilo que de melhor achou ao seu negócio", recomenda.

A fase seguinte é passar toda a esquematização da empresa para o papel - ou tela do computador. É importante submeter aquilo que foi escrito a outras pessoas, para que elas possam apontar possíveis falhas.

Contar com a ajuda de empreendedores mais experientes também ajuda. Especialmente os novatos, que não têm muita experiência na área de administração, precisarão desse apoio. "Não tenha vergonha. E não recue no primeiro 'não' que escutar", sugere Rose Mary

É importante, ainda, atualizar o plano de negócios conforme a empresa ganha vida. Desde as mudanças no mercado até as alterações internas, tudo precisa estar devidamente registrado. "Uma empresa é um organismo vivo e mutável. É necessário fazer atualizações de metas, de planos, para seguir competitivo e atualizado com o mercado. O plano de negócios reflete a adaptação da empresa ao ambiente em que ela está", diz a coordenadora.

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Especial para o Terra

Fonte: Terra
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