PUBLICIDADE

Veja dicas para desenvolver um modelo de gestão eficiente

6 fev 2012 - 08h08
Compartilhar

Quase uma em cada três micro e pequena empresa brasileira não chega ao terceiro de ano de vida. A informação é de estudo sobre o assunto realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), que mostrou que a taxa de mortalidade das micro e pequenas é de 27% nos dois primeiros anos. Não por acaso, esse período é considerado o mais crítico. Entre os problemas que levam ao fechamento do empreendimento está a inexistência de um modelo de gestão adequado.

Na hora de fazer o planejamento é preciso ter clareza de onde a empresa quer chegar. Então, desenvolver a estratégia de ação
Na hora de fazer o planejamento é preciso ter clareza de onde a empresa quer chegar. Então, desenvolver a estratégia de ação
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Quem diz isso é o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Evaldo Alves. "É comum o empreendedor ter o conhecimento de como se faz determinado produto ou serviço, mas não sobre qual é a melhor maneira de gerir o negócio", explica Alves.



Para começar, de acordo com ele é necessário ter consciência de que a administração da empresa deve ter o mesmo peso que se dá a fazer bem a comercialização dos produtos ou serviços. E nisso se inclui desde a gestão de processos à de pessoas. "Se o empreendedor percebe que não possui conhecimentos de administração, tem de contratar profissionais competentes nessa área", aconselha Alves.



O planejamento deve ser entendido como um requisito indispensável de qualquer empreendimento de sucesso, garante o professor. "Saiba exatamente para onde você quer que a sua empresa vá e desenvolva estratégias com base nisso", afirma.



O que acontece com a empresa que não investe em gestão? O primeiro sinal de que algo não vai bem é a perda de clientes. Depois, ela diminui seu lucro e perde participação de mercado. Se não reagir a tempo, o passo seguinte pode ser o fechamento do negócio.



Em relação aos concorrentes, uma dica é observar os modelos de gestão implantados por ele. "Mas sem cair na tentação fácil de copiar simplesmente. Cada empresa é única e precisa encontrar o formato de gestão que mais se encaixa em seu perfil de produtos, de serviços e de condução do negócio", opina o professor.



Segundo ele, os empreendimentos de sucesso costumam conhecer profundamente o mercado em que atuam. "É importante ser crítico consigo mesmo e admitir quando faltam competências de administrador", enfatiza Alves.



Guia de Sobrevivência

Desenvolvida em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, o Ministério da Justiça e o Instituto Recupera Brasil, a cartilha Guia de Sobrevivência para MPE's tem como objetivo ajudar empreendedores a gerir bem os seus negócios.

Entre os itens destacados no guia estão dicas para garantir a saúde financeira da empresa: jamais misture os valores da empresa com seus valores pessoais; negocie margens de desconto com seus clientes e fornecedores; mantenha um fluxo de caixa, mesmo que simples; administre bem valores recebidos pela empresa, investindo em melhorias sempre que possível e pague as dívidas em dia, evitando os juros.

A cartilha ainda apresenta, como exemplo, o modelo de gestão americano PDCA (planejamento, desenvolvimento, controle e atuação). Funciona assim: primeiro o empreendedor define as metas e o método. Depois, ele treina a equipe, executa e coleta os dados. A terceira etapa é checar se os resultados batem com a meta. Por último, têm lugar as ações corretivas, preventivas e de melhoria.

No entanto, o professor da FGV adverte que o modelo não deve ser entendido como uma Bíblia. Segundo ele, não existe um padrão ideal e nem uma fórmula de como fazer uma empresa dar certo. "Qualquer coisa que pareça com uma receita de bolo, completamente padronizada, tem minha desconfiança. Acredito mais em cada empresa se adaptar ao mercado e aos seus clientes", diz.

Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade