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Monte uma rede de contatos e veja os negócios prosperarem

12 jan 2012 - 07h33
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Não importa a que ramo ou setor a sua empresa pertença, ela terá de contar com o apoio de uma rede de contatos para vender, comprar e atrair novos parceiros e clientes. Pablo Aversa, sócio-fundador da Alliance Coaching - que atua com treinamento de executivos de companhias brasileiras e estrangeiras - afirma que a capacidade de criar esses elos ajuda a companhia a se tornar referência em sua área de atuação e, consequentemente, a fechar mais e melhores negócios.

É fundamental possuir um cartão de visitas com visual limpo. Nele, todas as informações devem estar organizadas com clareza
É fundamental possuir um cartão de visitas com visual limpo. Nele, todas as informações devem estar organizadas com clareza
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Parece óbvio? Nem tanto. Afinal, se é verdade que quando falamos em negócios o requisito é haver relacionamento com terceiros, conceber a construção da rede de contatos como parte da estratégica da operação pode fazer a diferença. É o que defendem tanto Aversa quanto Luiz Piovasana, co-fundador da rede social Empreendemia - que reúne pequenas e médias empresas. Confira.



Saiba como começar uma rede de contatos

O primeiro passo é fazer uma lista de pessoas que possam, a curto, médio e longo prazo, ajudar a construir a boa reputação do seu empreendimento. Comece por amigos, familiares, colegas de faculdade e de mercado. Leia revistas, jornais e sites especializados na sua área de atuação para atualizar-se sobre quais empresas têm se destacado no segmento. Depois, descubra o profissional dentro dessa organização que é, de fato, tomador de decisões e tente uma aproximação. O ideal é que a primeira conversa seja feita pessoalmente. Feiras, eventos e palestras são ótimas oportunidades para isso. Troque cartões de visitas, apresente o seu negócio e sinalize o propósito de manter um contato mais próximo. A internet também oferece boas chances para quem quer fazer network. Além de mantê-lo informado sobre o que acontece no mercado, o meio digital permite acesso a redes sociais corporativas e fóruns de discussão.

Aprenda a selecionar bons contatos

Nem sempre é possível saber exatamente que tipo de retorno a aproximação com um novo contato trará para o seu negócio. Às vezes, o fruto de um relacionamento pode demorar a aparecer. De qualquer maneira, é válido apostar em relações que podem demandar mais tempo. Boas oportunidades nem sempre surgem de imediato.

Mantenha a rede ativa

De nada adianta criar uma agenda repleta de contatos se você não investir em manter-se conectado com eles. Para ilustrar a importância disso, Pablo Aversa faz alusão a um radar: "é de extrema importância que o empreendedor esteja no campo de visão das pessoas e empresas com as quais quer fazer negócio". Nesse sentido, é necessário não se deixar esquecer. Vale desde mandar e-mails com uma certa periodicidade até ligar para combinar um café com vistas a trocar impressões sobre o setor. Tudo vai depender da abertura que o outro lado oferece ao empreendedor. O diretor da Alliance recomenda pelo menos uma hora diária de dedicação à rede de contatos. Nesse momento, faça ligações, mande e-mails e estude formas de se aproximar de novas pessoas.

Alinhe o discurso e a prática da empresa

É fundamental que a empresa transmita uma imagem de seriedade e idoneidade para que os contatos se lembrem dela. E isso só é conquistado por aquelas que realmente colocam em prática o que dizem fazer.

Anote na agenda: toda relação exige troca

Esteja atento para as necessidades do seu contato. Escute o que ele tem a dizer. Nos momentos de conversa, não tente apenas mostrar a sua empresa. Falar sobre novidades do mercado em que ambos estão inseridos ou contar sobre um dado novo a que você teve acesso podem ajudar a identificar oportunidades de atuação entre as duas partes.

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Especial para o Terra

Fonte: Terra
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