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Veja conselhos que empreendedores de sucesso adoraram ouvir

10 jan 2012 - 17h21
(atualizado em 18/1/2012 às 08h51)
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"Conselho: opinião, parecer sobre o que convém fazer, aviso, advertência." Essa é a definição encontrada nos dicionários de língua portuguesa para esta palavra, que costuma ser lembrada com gratidão por quem alcançou a realização na vida pessoal ou nos negócios.

Presidente da Vinícola Salton, Daniel Salton foi instruído por um tio a ser sempre curioso. "Desde então, procuro saber mais sobre tudo"
Presidente da Vinícola Salton, Daniel Salton foi instruído por um tio a ser sempre curioso. "Desde então, procuro saber mais sobre tudo"
Foto: Divulgação


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Terra

ouviu dez empreendedores de sucesso para saber que conselhos fizeram a diferença em suas trajetórias bem-sucedidas.



Lilian Gonçalves, proprietária da Rede Biroska

"O melhor conselho que eu recebi foi aos 17 anos, quando estava no início da minha vida como empresária. Sempre tive um bom coração, escutava meus funcionários e acreditava em tudo que me falavam, até que um dia um deles traiu minha confiança. Isso me decepcionou muito. Eu ainda estava chateada com isso quando fui convidada a participar de um programa de Silvio Santos, logo no começo do SBT. Silvio me chamou em seu camarim e perguntou porque eu parecia chateada. Expliquei. Foi quando ele me disse: 'se você quer fazer sucesso, não use o coração em seus negócios e sim a razão'. Já recebi vários conselhos bons, mas este me marcou."

Mauricio Cohab, diretor da Trisof Têxtil

"De todos os conselhos que eu já ouvi, o melhor foi que, na vida, a única coisa da qual você vai se arrepender é daquilo que não fez."

Marcelo Larrat, presidente da Larrat Realizações de Marketing

"Meu pai foi um grande mestre. O maior conselho que recebi dele foi para agir com ética e transparência. A empresa tem 22 anos no mercado de eventos e marketing promocional. Ele sempre falou para buscarmos a todo custo a satisfação de nossos clientes, o reconhecimento. Surpreender e ousar, essas são as palavras que incentivam a minha equipe."

Celso Kasuo Minoni, franqueado da rede GOU Clínicas

"Um amigo, dentista como eu, me aconselhou a transformar a clínica particular em um negócio. Então, optei pelo sistema de franquia. O verdadeiro segredo do sucesso está no comprometimento. Você deve acordar pensando no trabalho, tomar café com ele, almoçar e jantar com esse espírito."

Daniel Turini, sócio-fundador da Crivo, empresa de soluções para análise de crédito

"O conselho mais importante que recebi foi: 'nada de plano B'. Quando abri a Crivo, um amigo perguntou o que eu faria se o negócio desse errado. Se eu tinha um plano B, uma alternativa. Respondi que havia recebido uma oferta de emprego muito boa, caso a empresa não desse certo. Ele recomendou que eu recusasse o emprego. Segundo ele, não se deve ter um plano B ao empreender. Isso porque se estivermos tranquilos e sem medo, nunca daremos o máximo de nós. Até hoje, na empresa, evitamos criar uma zona de conforto muito grande. Quando decidimos empreender, é preciso ter consciência dos riscos e agir como se o nosso futuro dependesse disso."

Ricardo Leal, presidente da inFlux English School, rede de franquias de escolas de idiomas

"Um conselho que sempre ajudou a manter a inFlux English School no rumo certo dos negócios foi dado por Raul Candeloro, consultor e amigo pessoal. Ele disse que, como líderes, devemos deixar nossa visão de negócios clara para os sócios da franqueadora, funcionários e franqueados para que todos estejam alinhados e caminhem na mesma direção."

Batista Giglioti, presidente da Fran Systems

"O conselho mais importante de todos os que recebi foi: 'procure sempre fazer o que te dá prazer, o que te deixa feliz, o que faz seus olhos brilharem'. Lembrando ainda que, o resultado financeiro, é uma consequência das suas ações em busca da realização do sonho, e não o fim."

Steven Beggs, CEO da Seven Idiomas

"O melhor conselho que recebi foi o de prezar pela qualidade, sempre. No acirrado mercado que atuamos, quando um empresário deixa de lado a qualidade para crescer pode estar arruinando seu projeto, seu sonho, sua vida. Este lema faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa."

Daniel Salton, presidente da Vinícola Salton

"O conselho que levo comigo até hoje é de um tio, que trabalhou em diversas empresas: 'para dar certo, é preciso ter curiosidade, pois ela traz conhecimento'. Este conselho foi importante para o meu desenvolvimento. Depois disso, eu quis conhecer tudo. A curiosidade de saber e entender faz com que as pessoas cresçam."

Fernando Costa, sócio-fundador da Easycomp Plus

"Os dois melhores conselhos que absorvi ao inaugurar a Easycomp Plus foram os do inventor da lâmpada elétrica, Thomas Edson, que apontou a visão como fundamental nos negócios. Para ele, que também era empresário, 'visão sem alvo é alucinação'. O outro foi de Henry Ford, pioneiro da indústria automobilística e fundador da fábrica de automóveis que leva seu nome. Ford disse que investiria seu último dólar em propaganda. Fundamental também é a escolha dos parceiros de negócios e funcionários. Talvez o grande segredo seja encarar cada momento de insucesso como uma oportunidade de melhorar para alcançar o sucesso."

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Fonte: Terra
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