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Veja os pontos fortes e fracos do rival da GM para o Gol

2 nov 2012 - 09h51
(atualizado às 13h20)
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Vinicius Pereira
Direto de Bento Gonçalves

Para não ficar sem sua novidade no segmento dos compactos de entrada, a GM apresentou mês passado o Onix - modelo desenvolvido no Brasil e que será comercializado a partir de R$ 29.990. No setor, a lista de concorrentes é longa e abriga além do líder de vendas Volkswagen Gol, o Hyundai HB20, Ford Fiesta Rocam, Fiat Palio, Peugeot 207, Nissan March, Renault Sandero e o Toyota Etios. A montadora americana apostou em um carro com bom acabamento, motor 1.0 l vigoroso e design diferente do que já tem em sua linha para conquistar o consumidor.

O Onix é a aposta da GM para o segmento dos compactos
O Onix é a aposta da GM para o segmento dos compactos
Foto: Divulgação

O Terra testou o novo Onix, nas versões LS com motor 1.0 l e LTZ (top de linha) com motorização de 1.4 l por cerca de 250 km entre as cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Gravataí, no Rio Grande do Sul.

O design do Onix lembra um pouco o do Gol - a frente do carro traz uma grande entrada de ar, dividida pelo símbolo da montadora americana. Já a traseira tem grandes lanternas e linhas acentuadas. O porta-malas, de 270 l, é capaz de levar até três malas grandes é - bom para o tamanho do veículo.

A impressão também é positiva quando se entra no Onix. Apesar de o acabamento do painel possuir bastante plástico, é bem trabalhado, superando o Gol e o Etios, mas ficando atrás do HB20, por exemplo. O porta-luvas é bem pequeno, mas os detalhes em prata no volante e nas saídas de ar dão um toque diferente. Já o velocímetro digital, nas cores azul e preta, faz com que o motorista não precise se esforçar para ver os dados do carro.

O espaço dianteiro é bom tanto para as pernas, quanto na altura. Já o traseiro continua sendo agradável para as pernas, mas a altura fica comprometida - dificultando o conforto de uma pessoa com mais de 1,80 m, por exemplo. Os assentos são confortáveis e possuem boa qualidade nos tecidos - e deixam o motorista em posição elevada ao dirigir.

Quando a chave do Onix é acionada, mais destaques positivos aparecem. O isolamento acústico é muito bom, fazendo com que, mesmo próximo dos 4 mil giros, praticamente não se escute o barulho do motor (tanto o 1.0 l quanto o 1.4 l) e os ocupantes consigam manter uma conversa em volume normal. A dirigibilidade também agrada, já que o engate do câmbio é preciso e fácil de executar, e a direção hidráulica - que já vem inclusa na versão mais simples - é bem macia. Além disso, o modelo se mostra estável nas curvas feitas próximas ao limite da rodovia, de 110 km/h, e possui a suspensão acertada.

O motor 1.0 l da versão LS se mostra forte e ágil dentro da limitação de até 80 cavalos de potência. Já o 1.4 l da versão LTZ, de até 106 cavalos de potência, mostra pouca diferença com o 1.0 l, seja em retomadas, subidas ou velocidade máxima. A impressão que fica é que o propulsor 1.0 l é muito bom para seu tamanho, enquanto o 1.4 l não empresta muito mais agilidade às versões em que é uma opção - encurtando essa diferença de desempenho. Uma hipótese para a GM seria incluir a versão de motorização de 1.6 l (que não existe).

Já os freios ABS, que em conjunto com o airbag duplo vêm de série mesmo nas versões mais básicas, funcionam bem e seguram sem muita dificuldade o ímpeto do modelo.

Com essas características, o grande destaque do Onix realmente fica por conta do conjunto - com design e boa dirigibilidade. Além disso, a montadora americana também oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem para conseguir emplacar cerca de 12 mil unidades mensais do novo carro em 2013.

Veja as versões do Onix

Onix LS - airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas em aço aro 14", banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica e coluna de direção com ajuste de altura - R$ 29.990

Onix LT - airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas em aço aro 14", banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas, alarme e chave canivete - R$ 31.690

Onix LTZ - airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas em aço aro 14", banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra, ar condicionado, sistema de som, espelho retrovisor elétrico e computador de bordo - R$ 41.990

*O jornalista viajou a convite da GM

Fonte: Terra
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