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BMW anunciará fábrica no Brasil; executivo confirma planos

18 out 2012 - 11h59
(atualizado às 13h18)
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A montadora alemã de carros de luxo BMW deve anunciar nos próximos dias a instalação de uma fábrica no Brasil, afirmou nesta quinta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A notícia foi confirmada pelo vice-presidente financeiro da empresa, Friedrich Eichiner.

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BMW deve anunciar planos de fábrica no Brasil
BMW deve anunciar planos de fábrica no Brasil
Foto: Divulgação

"Vamos submeter o plano de investimento ao governo brasileiro", disse ele em comentários feitos por e-mail nesta quinta-feira, recusando-se a dar detalhes sobre o montante do investimento, que ainda depende de negociações com o governo.

A decisão põe fim a meses de incertezas sobre a instalação de uma fábrica da BMW no Brasil, depois que o governo federal levantou barreiras para a importação de veículos. Os planos atuais comtemplam a construção de uma fábrica em São Paulo ou em Santa Catarina.

"Estamos atraindo com o regime automotivo novas empresas que não tinham planta aqui, empresas chinesas como a JAC e a Chery e empresas europeias como a BMW, que deve anunciar agora nos próximos dias a primeira fábrica dela fora da Europa, que vai ser no Brasil", afirmou Pimentel ao programa Bom Dia Ministro da Empresa Brasileira de Comunicação.

Ele acrescentou que outras empresas estão fazendo consulta sobre instalação de fábricas no Brasil, mas não citou nomes. A BMW participa na próxima semana do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O ministro do Desenvolvimento rebateu críticas ao novo regime automotivo dizendo que o estímulo à inovação, apesar de significar um aumento do custo no curto prazo, vai baratear os produtos. Pimentel comparou o barateamento dos carros com o fenômeno de massificação e redução de preços nos telefones celulares.

"Não procede que inovação encarece o produto, ela massifica e barateia. Como aconteceu na indústria de celular vai acontecer nas outras indústrias, inclusive na automotiva", disse.

Para se enquadrar ao novo regime automotivo, as montadoras terão que produzir veículos que na média de cada empresa tenham um consumo de combustível pelo menos 13,6% menor em 2017. Analistas afirmam que além de carrocerias mais leves, a exigência vai cobrar uso de motores mais eficientes, que podem elevar o preço dos carros.

Segundo a associação de montadoras de veículos, Anfavea, o regime automotivo Inovar-Auto vai exigir investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia da ordem de R$ 13,8 bilhões até 2017.

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