PUBLICIDADE

Congresso em SP mostra tecnologias para o carro do futuro

2 out 2012 - 17h42
(atualizado às 18h05)
Compartilhar

Em um estande, o sistema de um veículo promete economizar 25% de combustível. Em outro, um sistema de recarga abastece a bateria do celular sem a necessidade de fio. Esses são apenas alguns dos projetos mostrados durante o 21º congresso SAE Brasil, que acontece de 2 a 4 de outubro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Durante o evento, que reúne painéis e fóruns sobre temas da mobilidade, 80 empresas expõem novas tecnologias em seus estandes.

Veja alguns dos projetos exibidos na mostra, e que podem ser populares nos próximos anos:

Freios ABS para motos de baixa cilindrada

O dispositivo de segurança foi desenvolvido pelos engenheiros da empresa no centro de engenharia da Bosch, no Japão, e é derivado da versão para automóveis, só que pesa apenas 700 g. A ideia da Bosch é que o ABS seja utilizado principalmente em motos de baixa cilindrada, que representam 90% da frota brasileira. Só um 1% das motos do Brasil tem freios com a tecnologia. "Temos alto índice de fatalidade em acidentes com motos no Brasil. E por aqui, mais de 90% das motocicletas produzidas atualmente são menores do que 250 cilindradas. Queremos atuar nesse nicho", diz Mark Kretzschmar, diretor de marketing da Bosch, completando que o único pré-requisito para a instalação do ABS na moto é a presença de freios a disco nas rodas dianteira e traseira.

Sistema Start/Stop

O sistema, que hoje equipa mais de 5 milhões de veículos na Europa, está em nova fase de evolução no centro de tecnologia da Bosch. Normalmente, o Start Stop desliga o veículo automaticamente quando o carro encontra-se parado, com o câmbio em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem, poupando o consumo em cerca de 15% e a emissão de CO2. Na "evolução" dessa tecnologia, a Bosch desenvolveu o chamado Start Stop Coasting, com função de partida sincronizada que permite que o motor desligue mesmo em alta velocidade, até os 120 km/h, utilizando a energia cinética para mover o veículo.

"Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador o Start Stop Coasting entra em funcionamento desacoplando a transmissão e desligando o motor de combustão, isso proporciona um ganho de até 25% de economia de combustível e emissões de poluentes", diz Rafael Borelli, chefe de marketing e produto da Bosch. Por enquanto, nenhum modelo produzido no Brasil pelas montadoras tem essa tecnologia. Desde 2007, a Bosch já entregou seis milhões de veículos com o equipamento em todo o mundo, e quer implementar a tecnologia no Brasil. "A nossa planta de Campinas, aqui em São Paulo, está preparada para fornecer o sistema de injeção, o sensor de partida, o alternador, e a parte de sensores de vácuo do ABS. Tudo o que o Start/Stop precisa. A ideia é que temos modelos com a tecnologia em 2014", diz Borelli.

Painel modular

A Visteon levou para o congresso um conceito de painel desacoplável, que permite inúmeras formas de montagem. "O conceito aqui é transformar o veículo em um escritório mesmo, configurando o painel de acordo com suas necessidades", conta Ari Pontes de Miranda, gerente de engenharia eletrônica da Visteon na América do Sul. O próprio motorista pode retirar ou colocar parte das peças no painel para utilizar como apoio para impressoras ou computadores. Há ainda um compartimento para tablet.

Sistema de carregamento de celular sem fio

Também no estande da Visteon, um sistema de carregamento de celular chama a atenção. Basta colocar o celular em cima da placa de recarga para completar a bateria, tudo sem a necessidade de um fio. "Você utiliza apenas uma capa no celular que regula a carga e também conecta o celular com o sistema de carregamento. Estamos trabalhando com a General Motors para implementar esse sistema nos carros da marca nos Estados Unidos já nos próximos anos", diz Miranda.

LED de baixo custo

A tecnologia LED já é popular em veículos luxuosos. Mas a Magnetti Marelli está em fase de desenvolvimento de um LED de baixo custo para o mercado nacional, voltado para automóveis populares. "Na Europa, dentro dos próximos cinco anos, a tecnologia está espalhada por vários nichos de automóveis. E isso vai chegar aqui. Os custos são mais baratos que antes. Os benefícios do LED são praticamente os mesmos do xênon. A cor da luz é mais branca, e de maior intensidade, o alcance é muito maior. A profundidade é de 180 m, enquanto a de um halogênio (tecnologia usada atualmente) é de 94 m. A vida útil ainda é de cinco mil horas", explica Laurent Meister, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Caminhão movido a GNV

Em parceria com a FPT Industrial, a Iveco mostrou em seu estande o Iveco Daily e o Iveco Tector, ambos movidos a gás natural veicular. Os propulsores apresentam vantagens como baixo custo operacional, menores índices de ruído e reduzidas vibrações na comparação com os equivalentes movidos a Diesel, de acordo com a marca. Com potência elevada e baixo consumo de combustível, os motores prometem ainda boa resposta graças ao sistema de injeção sequencial.

O carro-conceito mostrado pela Visteon tem painel modular
O carro-conceito mostrado pela Visteon tem painel modular
Foto: Karina Craveiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade