Saiba como avião comercial é transformado em jato executivo
17 ago2012 - 08h36
(atualizado às 10h03)
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Felipe Oliveira
Direto de São Paulo
Dois dos jatos mais caros da Labace, feira de aviação de São Paulo, são modelos executivos derivados de aviões comerciais. Os concorrentes Airbus ACJ318 - que custa US$ 68 milhões - e Embraer Lineage 1000 - que tem preço inicial de US$ 53 milhões - possuem a estrutura de aviões comerciais que passaram por modificações para, assim, atender clientes que preferem fazer voos particulares neste tipo de aeronave. O ACJ318 tem a mesma plataforma do A318, avião comercial que transporta até 109 passageiros, enquanto o Lineage 1000 tem a plataforma do E190, capaz de voar com 110 pessoas. No entanto, as principais diferenças entre esses jatos executivos e os aviões comerciais que os originaram estão na cabine e na autonomia de voo.
Apesar de partir do mesmo projeto e utilizar motor da mesma família, o Lineage 1000, por exemplo, recebe mais potência do que o E190, além de mais tanques de combustível.
"Nós desenvolvemos uma solução interior. Adicionamos tanques de combustível no bagageiro e dobramos o alcance do avião", disse o vice-presidente de aviação executiva da Embraer, Marco Túlio Pellegrini. Para se ter uma ideia, o Embraer 190 - que faz parte da frota da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, - tem autonomia de voo de 2 mil milhas, enquanto o Lineage permite viagens de 4,5 mil milhas.
Além disso, o peso de decolagem das aeronaves é diferente. Enquanto o E190 consegue realizar decolagens com até 50 mil kg, o Lineage 1000 consegue partir com 54 mil kg. A diferença está explicada no motor: o E190 é equipado com um de 18,5 mil libras ante um motor de 20 mil libras de tração no Lineage.
O diretor de marketing da Airbus, David Velupillai, segue a mesma linha e destaca que este tipo de aeronave executiva de grande porte é "destinada a três segmentos específicos: empresas, governo e bilionários que fazem viagens internacionais".
Segundo Velupillai, as diferenças também são claramente vistas no conforto, sendo que as companhias tentam atender aos desejos dos clientes no momento da escolha de um jato executivo.
"A cabine é mais alta e mais confortável e o cliente pode escolher os equipamentos que quiser. Já damos a opção de avião mobiliado, mas o cliente pode fazer sua escolha, O preço, contudo, não tem muitas mudanças, girando sempre em torno dos US$ 68 milhões".
A Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) é a segunda maior feira do mundo na área de aviação executiva. Na edição de 2012, traz cerca de 70 aeronaves executivas, de fabricação nacional e estrangeira, e cerca de 190 expositores. São esperados 16 mil visitantes para três dias de feira, de 15 a 17 de agosto, e o valor da entrada é R$ 200. Os ingressos podem ser comprados no local. O evento atrai compradores, pilotos e profissionais do setor, mas é aberto a todo público.
Dois dos jatos mais caros da feira de aviação de São Paulo são modelos executivos derivados de aviões comerciais. Os concorrentes Airbus ACJ318 - que custa US$ 68 milhões - e Embraer Lineage 1000 - que tem preço inicial de US$ 53 milhões - possuem a estrutura de aviões comerciais que passou por modificações para, assim, atender clientes que preferem fazer voos particulares
Foto: Fernando Borges / Terra
O ACJ318 tem a mesma plataforma do A318, avião comercial que transporta até 109 passageiros
Foto: Fernando Borges / Terra
O diretor de marketing da Airbus, David Velupillai, destaca que este tipo de aeronave executiva de grande porte é "destinada a três segmentos específicos: empresas, governo e bilionários que fazem viagens internacionais"
Foto: Fernando Borges / Terra
As diferenças também são claramente vistas no conforto, sendo que as companhias tentam atender aos desejos dos clientes no momento da escolha de um jato executivo
Foto: Fernando Borges / Terra
A cabine é mais alta e mais confortável e o cliente pode escolher os equipamentos que quiser
Foto: Fernando Borges / Terra
O preço, contudo, não tem muitas mudanças, girando sempre em torno dos US$ 68 milhões
Foto: Fernando Borges / Terra
Airbus ACJ 318
Foto: Fernando Borges / Terra
Airbus ACJ 318
Foto: Fernando Borges / Terra
Airbus ACJ 318
Foto: Fernando Borges / Terra
O Lineage 1000 tem a plataforma do E190, capaz de voar com 110 pessoas
Foto: Fernando Borges / Terra
Apesar de partir do mesmo projeto e utilizar motor da mesma família, o Lineage 1000, por exemplo, recebe mais potência do que o E190, além de mais tanques de combustível
Foto: Fernando Borges / Terra
O Embraer 190 - que faz parte da frota da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, - tem autonomia de voo de 2 mil milhas, enquanto o Lineage permite viagens de 4,5 mil milhas
Foto: Fernando Borges / Terra
Além disso, o peso de decolagem das aeronaves é diferente. Enquanto o E190 consegue realizar decolagens com até 50 mil kg, o Lineage 1000 consegue partir com 54 mil kg
Foto: Fernando Borges / Terra
A diferença está explicada no motor: o E190 é equipado com um de 18,5 mil libras ante um motor de 20 mil libras de tração no Lineage
Foto: Fernando Borges / Terra
Embraer Lineage 1000
Foto: Fernando Borges / Terra
Ka-32A11BC da Helicargo
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Ka-32A11BC da Helicargo
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Ka-32A11BC da Helicargo
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Ka-32A11BC da Helicargo
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MDExplore
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MDExplore
Foto: Léo Pinheiro / Terra
MDExplore
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AS365 n3+
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AS365 n3+
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AS365 n3+
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AS365 n3+
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TAM BEEL 429
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TAM BEEL 429
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TAM BEEL 429
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TAM BEEL 429
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TAM BEEL 429
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Agusta Grand New
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Agusta Grand New
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AS350 B3e
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AS350 B3e
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AS350 B3e
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ECL 20B
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ECL 20B
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ECL 20B
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MD520 N
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MD520 N
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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A Embraer apresentou pela primeira vez no Brasil, nesta quarta-feira, na feira de aviação Labace 2012, em São Paulo, o seu avião executivo mais caro, avaliado em US$ 53 milhões
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Trata-se do Lineage 1000, um modelo de luxo de longa distância, feito a partir da plataforma do Embraer 190 - que já faz parte da frota de companhias como a Azul Linhas Aéreas
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O jato executivo tem capacidade para até 19 passageiros, sem contar com a tripulação
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O jato da Embraer possui autonomia máxima de cerca de oito mil km - o que equivale a um trecho entre as cidades de São Paulo e Lisboa, em Portugal
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Desde o seu lançamento, em 2009, já foram entregues 12 unidade do Lineage, para clientes do Oriente Médio e China
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No Brasil, a Embraer ainda ainda não comercializou nenhuma unidade, mas enxerga um mercado em potencial
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O País é o segundo que mais compra jatos executivos atualmente, e o terceiro na frota mundial desse tipo de avião, com cerca de 720 jatos, atrás do México, com 770 unidades, e Estados Unidos, com 11 mil unidades
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Há apenas um Lineage 1000 em posse da presidência, desde o final do ano passado, emprestado pela empresa - e sem "data de devolução"
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O modelo é usado pelo governo para viagens pela América Latina e possui a configuração clássica
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O modelo utilizado pelo governo possui cinco áreas distintas de cabine com espaço para sala de jantar, sala de estar, sala de reuniões e até um quarto com cama de casal
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Entre os confortos do avião "super-luxo" estão conexão com internet e monitores de 42 polegadas
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A Embraer não revela quantos modelos do jato pretende comercializar no País
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A empresa tem como público alvo empresas de grande porte
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Em média, um Lineage 1000 demora cerca de seis meses para ser fabricado, dependendo de sua configuração