Vendas de carros elétricos ficam abaixo da expectativa
5 jan2012 - 08h39
(atualizado às 08h50)
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Os preços e as dificuldades de fornecimento dificultam as vendas dos novos modelos de carros elétricos, segundo reportagem do jornal Financial Times. Em seu primeiro ano completo de vendas, carros elétricos da Nissan e da General Motors (GM) venderam menos do que o esperado pelas montadoras: apenas cerca de 30 mil nos EUA, conforme o jornal.
O carro elétrico da GM, o Volt, teve problemas depois que a bateria pegou fogo após testes de colisão graves. Segundo a montadora, o problema está controlado, mas ainda assim o carro não atingiu as vendas esperadas de 10 mil veículos.
O carro Leaf, da Nissan, enfrentou dificuldades de distribuição e outros problemas causados pelo terremoto que atingiu o Japão no início do ano de 2011. O modelo vendeu 20 mil unidades, quantidade menor do que a esperada, segundo informações do diretor de planejamento estratégico da empresa, Andy Palmer.
Mesmo com os problemas, a Nissan espera vender 40 mil unidades do carro neste ano enquanto a GM diz que também aumentará a produção do veículo elétrico Volt em 2012.
Segundo analistas da indústria automotiva, ainda é cedo para julgar a tecnologia dos carros, que deve mostrar seu potencial em décadas, não em anos. As vendas estariam relacionadas ao baixo número de modelos existentes no mercado, mas esses veículos tendem a se tornar viáveis em longo prazo, segundo a publicação. O analista do Morgan Stanley reduziu as estimativas de vendas de carros elétricos para 2025, de 8,6% para 4,5%.
Fiat 500 - O carro marcava a reentrada da Fiat no mercado dos EUA, mas nunca "saiu da primeira marcha". A baixa procura por parte dos negociantes, uma campanha publicitária com Jennifer Lopez e uma economia de combustível decepcionante para um automático, fizeram com que o modelo, com estimativa de venda de 50 mil unidades neste ano, não passassem dos 17.444 até novembro. Nem mesmo a troca do executivo-chefe da Fiat nos EUA adiantou para evitar o fracasso
Foto: Divulgação
Chevrolet Volt - O híbrido Volt contou com uma explosão de publicidade no início do ano. O salto ousado de tecnologia por parte da GM parecia pronto, porém alguns incêndios com suas baterias fizeram exatamente o contrário. As consequências negativas, combinado com uma pausa na produção no meio do ano, fizeram com que o modelo vendesse cerca de 6,2 mil unidades nos primeiros 11 meses de 2011, aquém da expectativa de 10 mil Volts vendidos no primeiro ano
Foto: Divulgação
Jaguar XF - Os anos não foram gentis com o XF, o carro que inaugurou uma nova era de design Jaguar. As vendas caíram drasticamente no quarto ano de merado. O site Edmunds.com calcula que o XF sofreu uma queda de 28% em 2011
Foto: Divulgação
Lexus HS 250h - Desenvolver uma versão popular do Toyota Prius parecisa uma boa ideia, mas os compradores não aprovaram. De acordo com o Edmunds.com, o modelo sofreu a maior queda nas vendas de que qualquer outro, com 73%
Foto: Divulgação
Honda Insight - Há um ano, a Honda apresentou um híbrido mais barato no mercado para 2011. Mas ruídos excessivos na estrada fizeram com que as vendas, que chegaram a cerca de 20 mil em 2009 e 2010, caíssem bruscamente neste ano. Enquanto isso, a recém chegada do Hyundai Sonata foi aprovada pelo mercado
Foto: Divulgação
Infinity Division - A marca de luxo da Nissan continua a ser irregular. O modelo sedã G-37 conversível é responsável por cerca de 60% das vendas. Porém, os SUV's parecem destinados a vender apenas a certos nichos do mercado. A montadora planeja dobrar sua linha de produtos até 2016
Foto: Divulgação
BMW 550i GT - Introduzido de volta em 2009, os executivos da BMW previram que o modelo 550i seria tão popular nos EUA que pararam de importar o Sport Wagon Série 5. Mas não foi isso que ocorreu. O peso excessivo (2,5 t) e o preço elevado (US$ 65 mil) fizeram com que o 550i continuasse a ser um passo errado para o marketing da empresa
Foto: Divulgação
Honda Ridgeline - A Honda queria perturbar o ortodoxo mercado de caminhonetes quando introduziu o Ridgeline em 2005. A ideia pode ter sido boa, mas não conseguiu muitos resultados, já que, desde então, não consegue vender mais de mil unidades por mês. Provavelmente há um mercado para um veículo que é mais leve que os tradicionais, mas a Honda ainda não o encontrou
Foto: Divulgação
Nissan Cube - O Cube começou a ser vendido em maio de 2009 e desde então vem sofrendo com a decadência. Seu estilo não tem agradado muito aos compradores e suas vendas caíram. O desempenho ruim é gritante quando comparado ao Kia Soul, que está atraindo mais compradores em seu terceiro ano de mercado. Ainda assim, a Nissan aposta em um aumento no preço do gás para o Cube poder decolar
Foto: Divulgação
Nissan Murano CrossCabriolet - "Um rabisco de um designer que educadamente devia ter recebido, amassado e jogado no lixo", foi assim que o New York Times descreveu o modelo conversível da Nissan. O legado de que o CrossCabriolet é um dos carros mais incomuns do século 21 parece certo
Foto: Divulgação
Honda Civic 2012 - Aparentemente projetado para a geração da recessão, o novo Civic começou a ser vendido em abril. Alguns veículos da mídia definiram o carro como "com um design desajeitado, freios fracos e com um ruído irritante na estrada". O The Wall Street Journal o definiu como ¿um fracasso¿. Com tantas críticas, o CEO da Honda admitiu publicamente a total responsabilidade pelo mau desempenho do Civic