PUBLICIDADE

Avião movido a energia solar dará volta ao mundo

Empresa apresenta o avião no dia 26 e vai anunciar o primeiro vôo noturno

23 jun 2009 - 16h16
(atualizado às 18h42)
Compartilhar

O grupo francês Altran apresenta no dia 26, sexta-feira, na Suíça, o Solar Impulse, primeiro avião movido a energia solar programado para vôos noturnos. De acordo com o cronograma do projeto, em 2010, estão previstas duas grandes viagens: cruzar os Estados Unidos e depois o oceano Atlântico e, em maio de 2011, dar a volta ao mundo tripulado, com piloto Michel Picard, com escalas em todos os continentes.

» Veja fotos do avião

Desde 2003 a empresa está envolvida no projeto como parceira oficial. A participação do grupo se dá, por exemplo, na criação de um simulador de tarefas. "Esse simulador permite à equipe a capacidade de antecipar as dificuldades inerentes ao projeto e à concepção das soluções mais eficazes", afirma Patrick Dauga, CEO do grupo para as Américas

Projetado na Suiça, o Solar Impulse já realizou três vôos por meio de um simulador nos últimos três anos, proporcionando uma avaliação do comportamento e percurso da aeronave, em condições meteorológicas reais. As análises foram baseadas em mais de 5 mil parâmetros, entre eles, o consumo de energia, bateria, gestão de painel solar, potência do motor, modelos de vôos, gestão de autorizações de sobrevôo e decisões do piloto.

Projetado na Suiça, o Solar Impulse já realizou três vôos por meio de um simulador nos últimos três anos
Projetado na Suiça, o Solar Impulse já realizou três vôos por meio de um simulador nos últimos três anos
Foto: Divulgação
Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
TAGS
Publicidade